Itaú cria versão inédita de análise de perfil com planejamento de longo prazo

Questionário define apetite ao risco e características do investidor para trazer recomendações válidas em todas as fases da vida

Publicidade

SÃO PAULO – A fim de aperfeiçoar a análise de perfil para seus investidores, o Itaú Unibanco formulou uma metodologia inédita no mercado. Com a nova ferramenta, o banco divide as análises de investimento em curto, médio e longo prazos, para abarcar recomendações que contemplem todas as fases da vida do cliente.

“Estamos trazendo para o ambiente online o que já fazemos presencialmente, uma abordagem mais completa com ênfase no uso consciente do dinheiro”, afirma o Diretor Executivo de Produtos de Investimento e Previdência, Osvaldo Nascimento. Ele explica que a decisão foi uma resposta à demanda por consultoria e recomendações dos investidores.

Desde janeiro de 2010, quando foi institucionalizada a prática de aplicação da Análise de Perfil do Investidor para instituições que comercializam produtos de investimentos, mais de 550 mil clientes do Itaú passaram pelo processo. Metade deles solicitou sugestões de investimento. 

Continua depois da publicidade

Questionário avalia perfil de risco e características pessoais
O questionário define as características do investidor e seu apetite ao risco, para oferecer o planejamento financeiro mais adequado. O perfil de risco mapeado pelos clientes da instituição indica que a maior parte dos investidores atendidos são conservadores, ou 40% deles; seguidos pelos de perfil moderado, que correspondem a 30%; já 25% são arrojados e 5% são classificados como agressivos.