Investir na Hypermarcas está menos arriscado, avalia HSBC

Banco reiterou recomendação de compra e ressaltou que papéis estão descontados, com boa oportunidade de compra

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SÃO PAULO – Após o encontro anual da Hypermarcas (HYPE3) com investidores, o Hype Day, o HSBC avalia que investir na empresa está menos arriscado. Segundo os analistas Lucas Campos e Caio Moscardini, a principal mensagem passada pela empresa foi que, depois de realizar 23 aquisições, a companhia agora tem um portfólio atraente, presença dominante em medicamentos OTC – os chamados genéricos de marca – e alguns segmentos de higiene pessoal de baixa penetração.

A equipe de análise reiterou a classificação overweight (desempenho acima da média do mercado) para as ações HYPE3, possuindo preço-alvo em R$ 19,00, o que equivale a um potencial teórico de 21,48% de alta em relação à última cotação de fechamento. Eles afirmam ainda que a companhia está com “desconto excessivo”, o que abre uma boa oportunidade de investimento.

Os analistas destacam que a companhia tem focado nos setores de farmácia e consumo, no qual tem melhorado praticamente todos os aspectos das operações, como fabricação e distribuição.

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“Com esse foco, a Hypermarcas espera alavancar a mudança no consumo de produtos de saúde no Brasil, impulsionada pelo aumento da renda e envelhecimento da população”, avaliam Campos e Moscardini. 

“Embora tudo dependa da execução desses planos, e apesar de ainda acreditarmos que algumas questões exigem melhores respostas, parece claro que a HYPE está se tornando uma história menos arriscada”, acrescentaram.

Farmácia 
O banco realçou que a companhia deverá ampliar o número de representantes de vendas, passando de 600 para 750 em 2013. “A HYPE está ajudando os varejistas a transferir novamente os medicamentos OTC de trás do balcão para as prateleiras comuns”, analisam.

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Quando questionada sobre o possível impacto da gestão de benefícios de medicamentos (PBM) no Brasil, os analistas ressaltam a fala da Hypermarcas, que destacou o aumento potencial no consumo, mas minimizou o impacto sobre os preços. Para os analistas, esta é uma boa estratégia no médio prazo, mas não no longo prazo.

Consumo
Pelo que a empresa mostrou no encontro, ressaltam os analistas, o foco da Hypermarcas continuará em segmentos com penetração mais baixa e menos sobreposição com empresas multinacionais, as quais focam no ganho de participação de mercado nos segmentos de grande volume.

A companhia também vê oportunidades de crescimento visando desequilíbrios entre produto-canal de venda e pode criar alguns distribuidores exclusivos para trabalhar com marcas em desenvolvimento.