China lança “nova Nasdaq” e ações sobem até 520% no primeiro dia

As empresas listadas são focadas em tecnologia, e a abertura foi um tremendo sucesso, com ganhos em todas as 25 companhias que fizeram IPO; índice subiu 140% 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A China lançou nesta segunda-feira (22) sua nova bolsa de valores focada em tecnologia, chamada Star Market, que, pelo enfoque tech, está sendo vista como uma “Nasdaq chinesa”. 

A abertura foi um tremendo sucesso, com ganhos em todas as 25 companhias que fizeram sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Dois destaques foram as ações dos fabricantes de chips Anji e Montage Technology que chegaram a subir 520% e 285%, respectivamente.  

Além disso, quatro das 25 ações ganharam mais de 200% na abertura da bolsa.  

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a Bloomberg, as ações subiram em média 140% no fechamento, com a maior parte das empresas fechando o dia em queda após grandes altas no início do dia. Mais de 140 empresas estão registradas na nova bolsa de valores. 

“Os ganhos foram muito mais fortes do que o esperado, seja devido a preços altos de IPO ou negociações especulativas. Será um jogo de liquidez no primeiro semestre ou até em um ano de negociação. A julgar pela atividade de negociação e ganhos, é definitivamente um sucesso”, afirmou Zhu Junchun, analista da Lianxun Securities, em Xangai. 

China quer manter os “tesouros nacionais” 

Continua depois da publicidade

O Star Market é a tentativa da China de tentar negociar em território nacional a próxima Alibaba (e-commerce) ou Tencent (maior portal de serviços de internet da China), que são negociadas no exterior em Nova York e Hong Kong.

A nova bolsa de valores tem sido amplamente endossada pelos grandes empresários e pelo governo, o que ajudou a gerar entusiasmo o suficiente para que as empresas levantassem, na estreia, US$ 5,4 bilhões, 20% a mais do que o planejado.  

Esses aumentos acentuados são incomuns na China, onde os movimentos de ações são normalmente limitados. As bolsas de Xangai e Shenzhen, por exemplo, permitem que os preços das ações da diretoria movimentem 44% no primeiro dia e, depois, 10%.

As ações da nova bolsa não têm limites de preços diários para os primeiros cinco dias de negociação, seguidos por um limite de 20% em qualquer direção a partir desse período. 

Definições da Star Market

Segundo a Bloomberg, analistas afirmam que o apoio do governo é visto como uma grande atração para os investidores, que devem ter no mínimo dois anos de experiência em negociações, além de 500 mil yuans, ou US$ 72.686, para negociar.

O conselho da bolsa de valores também é um campo de testes para os reguladores, que renunciaram às regras de avaliação e aos limites de preço para estreia de ações pela primeira vez desde 2014.

As empresas podem se registrar na Star Market sem precisar se inscrever no regulador do governo, garantindo que um maior número de empresas possa ser negociado.

As startups e outras empresas que não registraram lucro também podem ser negociadas – uma novidade em relação ao que era permitido anteriormente.

Para limitar a volatilidade, o local suspende a atividade por 10 minutos se uma ação se mover em 30% e depois 60% do preço de abertura nos primeiros cinco dias de negociação, uma faixa mais ampla do que o restante do mercado de ações.

Apenas certos investidores estrangeiros qualificados podem comprar ações diretamente. 

Apesar do entusiasmo, há dúvidas sobre se esse sentimento vai dar lugar a um período de incertezas no segundo maior mercado de ações do mundo, segundo a Bloomberg.

Um período de alta demanda está atraindo fundos de outras bolsas, que estão vendo seus volumes encolher. O Shanghai Composite Index caiu 1,3% na segunda-feira (22), enquanto o índice ChiNext caiu 1,7%. 

Não é exatamente uma novidade 

Não é a primeira vez que a China procura criar um local alternativo para empresas menores. A própria ChiNext foi lançada em Shenzhen há quase uma década, com menos requisitos de listagem do que a regra geral.

O índice de tecnologia estava no centro de um boom em 2015 que gerou prejuízo para milhares de traders iniciantes. As autoridades provavelmente vão querer evitar essa volatilidade excessiva na Star Market – o ChiNext permanece mais de 60% abaixo de seu pico há quatro anos.

O mercado chinês ainda é algo distante para você? Invista em ações no Brasil com corretagem ZERO – abra uma conta na Clear Corretora. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.