Em negocios / inovacao

Marketplace de relatórios abre espaço para analistas independentes no Brasil

Plataforma se vende como uma espécie de "Uber" dos analistas de investimentos

SÃO PAULO - Conectar analistas independentes a leitores interessados em relatórios pontuais é a missão da InvestMind, empresa que se define como um "Uber" de research e está em lançamento nos próximos meses. A ideia é disseminar informações com maior simetria e abrir espaço a profissionais com expertise e certificação, mas estão fora do mercado tradicional. 

Roberto Attuch, CEO da empresa, é convidado do programa F5, da InfoMoneyTV, nesta quarta-feira (1). Ele tem experiência de mais de 20 anos na área de pesquisas de ações em bancos estrangeiros - e está em pleno processo de lançamento do primeiro marketplace de relatórios mercadológicos da América Latina. 

Na plataforma, os analistas receberão dados do mercado, como balanços e notícias, diretamente de parceiros da empresa, e serão remunerados individualmente, por relatório, de acordo com critérios estabelecidos pela InvestMind. Isso permite ao profissional aplicar seus conhecimentos de maneira remunerada mesmo que esteja fora dos grandes bancos e suas áreas de research. Parte do valor arrecadado (até 50%), claro, ficará com a própria empresa. 

Para o investidor em busca de análises de mercado, a vantagem é a possibilidade de buscar relatórios de acordo com sua própria demanda - os temas desejados, no momento desejado e quantas opiniões achar necessárias. Normalmente, a assinatura de relatórios das grandes empresas é feita por empresa: todos os relatórios de uma casa são cobertos. Aqui, o cliente pode assinar pacotes contendo apenas os setores de seu interesse - e há garantia de que pelo menos 50% do valor pago irá diretamente ao analista. 

"A gente sabe que o conhecimento do mercado financeiro é produzido em um raio de 1 km na Faria Lima em São Paulo", diz Attuch. Sua plataforma pretende também expandir o alcance de profissionais fora do eixo Rio-SP e com a certificação necessária. "Ao trazer gente fora do radar, a gente reduz a assimetria do mercado e o risco de cauda: quando todo mundo pensa igual, a porta de saída não existe", opina. 

O programa F5 é apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em blockchain e fundador do Finlab Gustavo Cunha. Confira a entrevista completa no player acima. 

 

Contato