Marketplace de relatórios abre espaço para analistas independentes no Brasil

Plataforma se vende como uma espécie de "Uber" dos analistas de investimentos

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Conectar analistas independentes a leitores interessados em relatórios pontuais é a missão da InvestMind, empresa que se define como um “Uber” de research e está em lançamento nos próximos meses. A ideia é disseminar informações com maior simetria e abrir espaço a profissionais com expertise e certificação, mas estão fora do mercado tradicional. 

Roberto Attuch, CEO da empresa, é convidado do programa F5, da InfoMoneyTV, nesta quarta-feira (1). Ele tem experiência de mais de 20 anos na área de pesquisas de ações em bancos estrangeiros – e está em pleno processo de lançamento do primeiro marketplace de relatórios mercadológicos da América Latina. 

Na plataforma, os analistas receberão dados do mercado, como balanços e notícias, diretamente de parceiros da empresa, e serão remunerados individualmente, por relatório, de acordo com critérios estabelecidos pela InvestMind. Isso permite ao profissional aplicar seus conhecimentos de maneira remunerada mesmo que esteja fora dos grandes bancos e suas áreas de research. Parte do valor arrecadado (até 50%), claro, ficará com a própria empresa. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o investidor em busca de análises de mercado, a vantagem é a possibilidade de buscar relatórios de acordo com sua própria demanda – os temas desejados, no momento desejado e quantas opiniões achar necessárias. Normalmente, a assinatura de relatórios das grandes empresas é feita por empresa: todos os relatórios de uma casa são cobertos. Aqui, o cliente pode assinar pacotes contendo apenas os setores de seu interesse – e há garantia de que pelo menos 50% do valor pago irá diretamente ao analista. 

“A gente sabe que o conhecimento do mercado financeiro é produzido em um raio de 1 km na Faria Lima em São Paulo”, diz Attuch. Sua plataforma pretende também expandir o alcance de profissionais fora do eixo Rio-SP e com a certificação necessária. “Ao trazer gente fora do radar, a gente reduz a assimetria do mercado e o risco de cauda: quando todo mundo pensa igual, a porta de saída não existe”, opina. 

O programa F5 é apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em blockchain e fundador do Finlab Gustavo Cunha. Confira a entrevista completa no player acima. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney