Crédito rápido, barato e sem enrosco: como as fintechs conseguem

Uma das pioneiras em peer to peer lending de crédito B2B, F(x) participa do programa F5 desta quarta-feira

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Crédito acessível, barato e rápido para pequenas empresas. Essa é a proposta das empresas de peer to peer lending, que vêm revolucionando o mercado de empréstimos no Brasil há alguns anos. 

Uma das pioneiras da área no país é a F(x), que já possui mais de 140 financiadores disponíveis para oferecer crédito a mais de 180 perfis. Até o momento, a empresa contabiliza R$ 800 milhões em propostas indicativas e mais de 400 empresas utilizando suas soluções. 

A ideia é simples e engenhosa: com auxílio de aprendizagem de máquina (machine learning), inteligência artificial e a própria agilidade oferecida pelas consultas automáticas ao histórico do tomador de crédito, essas empresas agilizam e otimizam o “match” entre quem precisa de dinheiro e quem consegue emprestar. Dessa forma, conseguem oferecer soluções a juros menores que os das grandes instituições financeiras – e muitas vezes atender pessoas que não tinham espaço pela via tradicional. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dan Cohen, fundador e CEO da empresa, é o convidado do programa F5 desta quarta-feira (25). Apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em blockchain e fundador do Finlab Gustavo Cunha, o programa está disponível por completo no player acima

Segundo Cohen, o papel do algoritmo é garantir que, de antemão, bancos só recebam solicitações de crédito que façam sentido e empresas peçam empréstimos apenas a instituições que possam fazer negócio com elas. “Se você digitaliza o processo, é muito mais rápido para os dois lados”, diz. 

“De cada 10 pregões que você tem na F(x), nove tem propostas, e a média é de três propostas por pregão”, contabiliza o empreendedor. O algoritmo determina automaticamente os financiadores que podem ter interesse na proposta e o tomador de crédito escolhe a que faz mais sentido – taxa mais baixa, prazo mais longo, seja qual for o critério. 

Continua depois da publicidade

Centralização é chave, além da digitalização. A empresa consegue ter relacionamento com diversos financiadores através da plataforma, sem precisar mandar e-mails para vários bancos por exemplo. 

Por fim, a automatização consegue pulverizar o alcance das próprias instituições financiadoras. “A tecnologia não tem preconceito”, diz o empreendedor. Com o mesmo algoritmo, a ideia da fintech (e de outras no mesmo segmento), é que empresas dos mais diversos tamanhos tenham acesso a crédito sob os mesmos parâmetros.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney