Em negocios / inovacao

Fintechs de crédito regularizadas no Brasil: o que de fato mudou

Fábio Neufeld, CEO da Kavod Lending, é convidado do programa F5 desta quarta

SÃO PAULO - Fintechs de crédito são, por essência, focadas em facilitar acesso a crédito ao consumidor, seja pelo preço ou pela contratação simplificada via instrumentos tecnológicos. Em maio, este tipo de empresa ganhou uma regulamentação pelo BC - mas o que isso mudou, na prática, para o tomador de crédito?

Fábio Neufeld, CEO da Kavod Lending, é convidado do programa F5 desta quarta-feira. Ele fala sobre a sua experiência com a fintech de crédito que gerencia, os efeitos dessa nova legislação nos últimos meses e como é a experiência de empreender nesta área em expansão. 

A Kavod faz P2P Lending, que é o empréstimo para empresas - um mercado de cerca de R$ 250 bilhões. Pessoas físicas podem entrar na plataforma para investir nas empresas selecionadas pela Kavod - o usuário empresta para a companhia, como se fosse um crowdfunding - e recebe de volta com juros. Para a empresa que toma o empréstimo, a vantagem é receber um crédito mais barato; para o investidor, a própria rentabilidade. 

Ele explica que a principal mudança da regulação é a possibilidade de criar pequenas financeiras capazes de conceder o empréstimo sem a necessidade de outra instituição por trás. Até então, era necessário estar atrelado a uma empresa comum para ser uma fintech operante. "Eu consigo prestar o grosso do serviço que um cidadão comum busca", comenta, acrescentando que a regulação é "super positiva". 

Fábio também comenta a nova tendência de atuação em parceria entre grandes bancos e fintechs. O BB, por exemplo, já tem uma grande cultura de openbanking e parceria com algumas das startups mais proeminentes do mercado financeiro no Brasil. 

O programa vai ao ar todas as quartas-feiras a partir das 15h e é apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em blockchain e fundador do finlabs Gustavo Cunha. Assista completo no player acima.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

 

Contato