O que falta para o Brasil ser a China em tecnologias financeiras

Brasil está avançado em tecnologia, mas outros emergentes são destaque

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O programa F5 desta quarta-feira (20) recebe Rodrigo Vieira, sócio do Tozzini Freire Advogados. A temática é a aplicação da tecnologia para o mundo real – e a posição do Brasil neste universo. 

Ele acredita que, em termos de pagamento, o Brasil ainda precisa dar alguns passos para estar no topo possível para esta tecnologia: poder realizar TED 24 horas por dia, sete dias na semana, com custos menores. “Para a gente ter a mesma agilidade de pagamentos que a Índia e a China está faltando ainda. Parece ser a agenda do Banco Central, da Agenda BC+”, diz o convidado. 

“Na China, o QR Code é um delírio. Você chega numa mesa de restaurante, tem um QR Code e você paga a conta direto”, exemplifica. Na Índia e na própria China, cita a possibilidade de transferências real time via celular e uso do big data para melhorar a oferta do crédito. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Especialista em em legislação, ele lembra que a velocidade atual tecnologia dificulta a regulamentação nos moldes já conhecidos. Ao mesmo tempo, há iniciativas no sentido de agilizar esse processo. “O próprio Banco Central permite hoje a assinatura de contrato de câmbio por qualquer forma de assinatura eletrônica que as partes decidam que tenha valor e segurança entre elas, isso é muito interessante”, exemplifica. “No que depende de regulamentação federal, isso vai ser sempre mais difícil”, compara. 

Apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em blockchain e sócio do Finlab Gustavo Cunha, o programa está disponível por completo no player acima. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney