Este é o segredo para ter uma fintech de sucesso no Brasil

Bernardo Pascowitch, sócio-fundador do Yubb e diretor da Associação Brasileira de Fintechs, é o convidado do programa F5 desta quarta-feira

Paula Zogbi

(shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Abrir empresa no Brasil é realmente mais difícil que no resto do mundo? Como funciona a regulamentação do setor financeiro e como ela atinge o setor de fintechs? Essas e outras perguntas são parte do tema do programa F5 desta quarta-feira (30). 

O professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e o especialista em Blockchain, sócio do Finlab e professor de finanças Gustavo Cunha convidam nesta semana o sócio-fundador do Yubb Bernardo Pascowitch, que também é diretor da ABFINTECH (Associação Brasileira de Fintechs). 

Ele divide insights sobre a rotina de um empreendedor de fintechs no Brasil, fala sobre sua experiência e oferecer um panorama do setor. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em primeiro lugar, alerta o potencial empreendedor de que a maioria das empresas parte do pressuposto errado para existir, que é o de “ter uma boa ideia”. “As grandes empresas não são uma grande ideia, são uma solução para um problema que já existe”, diz. Então, o “segredo” da empresa de sucesso é esse: partir de um problema comum a muitas pessoas. 

Outro alerta que Bernardo faz é que ninguém consegue realmente viabilizar uma fintech sem suar. “As pessoas acham que largar o emprego tradicional é o sucesso. Essa é a parte mais fácil”, alerta. “É uma montanha russa”, resume. “Uma empresa de sucesso é 99% transpiração e 1% inspiração”, relembra o clichê. Para ele, “a ideia é o menos importante”.

Para não desanimar, também é preciso saber avaliar o sucesso. Base de usuários, faturamento, crescimento: cada empresa tem uma métrica mais importante para realmente definir se o empresário está no caminho certo. “A nossa métrica principal hoje é feedback de usuário”, exemplifica. “Porque qualquer coisa que seja relevante tem um potencial de crescimento”. 

Continua depois da publicidade

O programa está disponível por completo no player acima. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney