Computação quântica: o que representa e por que é uma das maiores apostas da IBM

O programa F5 desta quarta-feira (23) recebe Ulisses Mello, diretor do laboratório de pesquisas da IBM Brasil, para comentar sobre a tecnologia que promete revolucionar

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Ainda que não seja um termo popular ou familiar à primeira vista, a computação quântica é uma tecnologia que revolucionará a forma como os usamos e conhecemos os computadores hoje. Ela consiste em uma forma de acelerar o processamento de comandos e cálculos em computadores a uma velocidade que, hoje, é impossível de ser alcançada.

Uma das empresas que apostam neste nicho é a IBM, que no final de 2017 lançou sua primeira plataforma de computação quântica em nuvem, já disponível para uso geral – a chamada IBM Q – além de dois dos maiores processadores da indústria, de 20 e 50 qubits (bits quânticos).

Ulisses Mello, diretor do laboratório de pesquisas da IBM Brasil e convidado do programa F5 desta quarta-feira (23), explica que através do site Quantum Experience, da IBM, já é possível acessar um computador quântico na nuvem, além de realizar cursos para aprender mais e usar um kit de ferramentas para criar seus próprios códigos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A história da computação quântica remete à 1981, quando foi apresentada em uma conferência do MIT. A maturidade da tecnologia, entretanto, está chegando só agora — e a chegada de um computador quântico comercial deve acontecer em aproximadamente cinco anos.

Mas hoje, seu uso já pode representar avanços significativos para a pesquisa acadêmica, afirma Ulisses. “Uma de suas aplicações é a simulação molecular. Não é possível fazer isso em um computador normal, por motivos de processador e memória”, disse. Essas simulações, por sua vez, podem ajudar no desenvolvimento de novas drogas e medicamentos.

Ulisses ainda comentou, durante a entrevista, sobre como se posiciona a computação quântica no Brasil e os entraves que impedem seu desenvolvimento. Assista à entrevista completa no player acima.

Continua depois da publicidade

O F5 é apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Morais e pelo especialista em Blockchain, sócio do Finlab e professor de finanças Gustavo Cunha. Ele é exibido semanalmente, sempre às quartas-feiras a partir das 15h.