8 livros essenciais para os negócios, segundo gerente da Universidade do Vale do Silício

Garantir que uma ideia saia do papel depende de muito estudo

Paula Zogbi

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Abrir uma empresa não é fácil, mas fica melhor quando existe a possibilidade de aprender com a experiência de terceiros. Renata Goldfarb, gerente de produtos da Udacity, conhecida como a Universidade do Vale do Silício, separou 8 livros imperdíveis para ajudar a executar mais e tirar suas ideias do papel. Confira:

1. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias (Jake Knapp,? John Zeratsky e Braden Kowitz; 2017)

Tirar ideias do papel pode ser mais simples do que você pensa. Com o sprint, método criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhava no Google, é possível desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias. “O método é aplicável para empresas de todos os tamanhos, desde startups até grandes companhias de qualquer setor. O sprint te ajuda a encontrar soluções assertivas de forma rápida”, explica Renata.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Disponível na Amazon por R$ 19,02 aqui.

2. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland; 2016)

Criado há mais de 20 anos a partir de insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo, robótica e outras naturezas diversas, o Scrum consolidou-se como uma ferramenta prática para planejamento e gestão de projetos. Com ele, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. “O método Scrum está mudando a maneira de pensar e agir dentro das empresas.”
Disponível na Amazon por R$ 20,80 aqui.

Continua depois da publicidade

3. Pense simples: você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador (Gustavo Caetano; 2017)

“O processo de inovação deve fazer parte da rotina de qualquer profissional que deseja se destacar e atingir o sucesso”, aponta Renata. Neste livro do empreendedor Gustavo Caetano, o leitor descobre que inovar, acima de tudo, não é um processo difícil. O CEO da empresa de soluções em vídeo online Samba Tech conta como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso, explica o que compõe o DNA inovador e revela qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação. Disponível na Amazon por R$ 14,70 aqui.

4. Customer success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes (Dan Steinman,? Lincoln Murphy e? Nick Mehta; 2017)

“O livro ensina o que é preciso para saber adequar as estruturas e processos da empresa ou startup a fim de ter sucesso sempre.” A preocupação com a estratégia focada no sucesso do cliente ainda é recente, mas os resultados de sua aplicação já vêm chamando a atenção do mercado. Ela é baseada na geração de receita por meio da retenção ativa de clientes, na redução da taxa de abandono e em técnicas de upselling (sugestão adicional de compra) para maximizar o valor do cliente ao longo do seu ciclo de vida. Para isso, é importante ter em mente a necessidade de adequar estruturas e processos da empresa para crescer de forma rentável e contínua — só assim será possível dar início à revolução centrada no cliente e a mantê-la no longo prazo.

Disponível na Amazon por R$ 35,90 aqui.

5. Oportunidades exponenciais: um manual prático para transformar os maiores problemas do mundo nas maiores oportunidades de negócios (Peter H. Diamandis; 2016)

“Trata-se de um manual para qualquer um que deseja crescer, criar riquezas e impactar o mundo”, comenta Renata. Os autores se propõem a ensinar como acelerar tecnologias, pensar em larga escala e aumentar suas habilidades e ambições, sem limitar-se ao que já existe no mercado. E tudo começa quando você se propõe a resolver um problema que aflige um bilhão de pessoas. Disponível na Amazon por R$ 31,90 aqui.

6. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias (Tim Brown; 2017)

“O design thinking é uma apropriação do campo dos designers que foi adaptada para a realidade das empresas.” Sua metodologia colaborativa tem como objetivo resolver problemas, desenvolver produtos ou serviços e esquematizar projetos — sempre se baseando no processo cognitivo que os designers usam. A intenção é converter necessidade em demanda e, para isso, utiliza técnicas de pesquisa, brainstorming, seleção de ideias e prototipagem.

Disponível na Amazon por R$ 55,70 aqui.

7. Value Proposition Design: como construir propostas de valor inovadoras (Alex Osterwalder e Yves Pigneur; 2015)

Se você deseja se livrar de longas reuniões sem sentido ou de decisões baseadas em achismo e intuição, não faltarão ferramentas, exercícios práticos e processos úteis neste livro. “Os autores ensinam como entender os modelos de propostas de valor, como aproximar-se do cliente e como não perder tempo em ideias que não funcionarão. Também é apresentado um passo a passo para desenvolver e testar propostas de valor, a fim de criar produtos e serviços que se adaptam de forma perfeita às necessidades ou aos desejos dos clientes”, esclarece a gerente de produtos da Udacity.

Disponível na Amazon por R$ 50,90 aqui.

8. Mude ou morra: Tudo o que você precisa saber para fazer crescer o seu negócio e sua carreira na nova economia (Renato Mendes e Roni Bueno; 2018)

O contexto deste livro é a transformação digital: empresas e pessoas serão atingidas, mais cedo ou mais tarde, pelo advento de tecnologias e inovações como machine learning, internet of things (IoT) e redes sociais. Devido a isso, é preciso entender que a maneira como nos relacionamos com clientes e gerimos nossas carreiras mudou. “O autor compartilha com o leitor qual o mindset das startups vitoriosas, além de explicar como criar um negócio do zero ou empreender dentro de uma grande corporação.”

Disponível na Amazon por R$ 17,90 aqui.

Precisa de dinheiro para abrir seu negócio? Invista. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney