Futuro maior avião do mundo registra novo recorde de velocidade em solo; assista ao vídeo

O recorde de velocidade anterior foi registrado em dezembro, quando a aeronave deixou seu hangar pela primeira vez. Na época, ele percorreu a pista a 45 km/h  

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A aeronave Stratolaunch, projetada pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen, está cada vez mais perto de se tornar o maior avião do mundo. Nesta segunda-feira (26), ela atingiu um novo recorde de velocidade durante um dos testes de pista realizados, de 74 km/h. 

O recorde de velocidade anterior foi registrado em dezembro, quando a aeronave deixou seu hangar pela primeira vez. Na época, ele percorreu a pista a 45 km/h.

Allen publicou em suas redes sociais um vídeo do teste e reforçou que todas as “superfícies do voo” estavam em seus lugares. “A equipe verificou as respostas de controle, com base no primeiro teste de pista, conduzido em dezembro”, completou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde dezembro, a aeronave tem passado pela sua primeira “maratona” de testes, que avaliaram os motores, tanques de combustível, superfícies de controle nas asas e estabilizadores.

A primeira decolagem da aeronave acontecerá assim que todos os testes forem realizados – e a cada etapa concluída, portanto, ela fica mais próxima de acontecer. É somente após sua primeira decolagem que o avião será considerado o maior do mundo, explicou a empresa quando os testes iniciaram.

O avião é diferente de qualquer outro já lançado: ele tem duas fuselagens, cada uma com 72 metros, envergaduras superiores com mais de 117 metros e pesa mais de 230 toneladas. À primeira vista, ele se assemelha a dois aviões que são unidos por uma única asa.

Continua depois da publicidade

Não se trata de uma aeronave comercial e nem militar. O Stratolaunch foi projeto para lançar veículos espaciais à estratosfera antes de envia-los para o espaço. A expectativa é de que já em 2019 o primeiro teste de voo seja realizado; ainda não se sabe, entretanto, quando suas operações serão iniciadas.

Assista ao vídeo do teste de pista:

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos