Balão da Alphabet, dona do Google, cai no interior do Piauí

É a segunda vez que cai um balão do projeto de internet  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Um balão do projeto Loon, que pertence à dona do Google, Alphabet, caiu na madrugada da última sexta-feira no interior do Piauí. Ninguém se feriu. O projeto tem a missão de levar internet a áreas mais remotas e população de baixa renda. 

Segundo o site Cidadeverde, que fotografou o acidente, ele se deu na comunidade Santana, zona Rural do município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina. Dentro do balão havia antenas de rádio, computadores de voo, sistema de controle de altitude e painéis solares.

Ao InfoMoney, um porta-voz da X Company, empresa do Google responsável pelo projeto, confirmou o acidente e pediu “desculpas pela surpresa”. Em nota, explicou que “após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do Estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes. É também perto de onde nós fizemos um piloto do Loon com uma escola em 2014”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o porta-voz, uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão “para que nossos coordenadores possam aprender mais sobre seu vôo”. 

Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o projeto de internet do Google, em duas cidades, em 2014. O Nordeste foi escolhido porque apenas 27% dos domicílios da região possuem acesso à internet.

No ano passado, outro balão do projeto Loon caiu no Chile, em situação semelhante. Naquele caso, o acidente foi em uma cidade a 500 km de Santiago.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney