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SÃO PAULO – Após o lançamento oficial da frota de carros autônomos da Uber, e pouco menos de uma semana depois de um dos veículos ultrapassar o farol vermelho, parece que outro problema surgiu: a dificuldade dos carros autônomos em lidar com ciclovias e pedestres, segundo informações do The Guardian.
Segundo o site, a preocupação em relação a frota tecnológica de veículos é sobre como eles se comportam em ambientes urbanos densos com pedestres e ciclistas, particularmente em São Francisco, onde estão funcionando e onde é estimado que cerca de 82 mil cidadãos usam bicicletas por dia e há mais de 200 km de ciclovia.
Brian Weidenmeier, diretor executivo da San Francisco Bicycle Coalition (Coalizão de Ciclistas de São Francisco, em tradução livre) que está acompanhando o progresso da frota de veículos em relação aos ciclistas e também pedestres, relatou ao site que os carros autônomos da Uber “têm problemas em reconhecer as ciclovias e fazem curvas perigosas”, o que pode colocar a vida das pessoas em risco.
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Além disso, ele contou que os carros da empresa apresentam não respeitam as placas de “pare” que estão distribuídas na cidade, e não diminuem a velocidade quando há pedestres na rua.
A coalizão afirmou que alertou a Uber sobre os problemas que estão ocorrendo na prática e acha um “descuido imprudente” colocar os carros autônomos para circularem apresentando alguns problemas de segurança.
Por outro lado, os veículos autonomos, mesmo com falhas a serem corrigidas, ainda poderiam ser significativamente mais seguros que os carros tradicionais, disse Jeffrey Tumlin, diretor do departamento de transporte de Oakland, cidade próxima de São Francisco.
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Ele explicou que as “ciclovias apresentam um desafio único para esse tipo de tecnologia”, porque os ciclistas são ágeis e podem circular nas ruas de forma rápida. “Pode ser mais difícil prever o seu comportamento, o que dificulta a movimentaçãao dos carros”, disse.
Um porta-voz da Uber afirmou ao site que os engenheiros da empresa já estão trabalhando para corrigir as falhas que foram apontadas pela San Francisco Bicycle Coalition.