Justiça Federal de SP regulamenta a intimação via WhatsApp para cortar gastos

Um dos objetivos é reduzir os gastos para os órgãos do poder Judiciário devido às restrições orçamentárias

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Os Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo regulamentaram a intimação de partes via WhatsApp. Segundo o TRF3, um dos objetivos é reduzir os gastos para os órgãos do poder Judiciário devido às restrições orçamentárias.

“A medida atende aos princípios da oralidade, da simplicidade, da informalidade, da economia processual e da celeridade”, diz o anúncio da Justiça Federal.

De acordo com o advogado Gustavo Castro, do escritório De Vivo, Whitaker e Castro Advogados, a intimação ocorre com o objetivo de informar as partes de um processo sobre uma decisão judicial, bem como, solicitar o que deve ser feito ou não a partir daquele momento. “É uma forma de comunicar os envolvidos de alguma decisão tomada pelo juiz durante o processo”, diz Castro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As intimações serão enviadas a partir de números exclusivos dos Juizados Especiais e Turmas Recursais. Esses contatos serão divulgados na internet para a consulta dos cidadãos. Para aqueles que concordarem em receber as informações via aplicativo, terão que assinar um termo de recebimento quando fizerem o protocolo inicial do processo. 

É importante de dizer que essa novidade não é obrigatória, nem será a única opção a partir de agora. Quem não quiser ser intimado por WhatsApp poderá manifestar nos autos, que são os documentos e petições que formam um processo.

Para quem aceitar receber as notificações via aplicativo, a Justiça Federal vai entender que a intimação foi recebida assim que o app indicar que a mensagem (com identificação, número do processo e nome das partes) foi lida e não necessariamente respondida.

Continua depois da publicidade

Se não houver a leitura da mensagem dentro de 48 horas, a secretaria do JEF ou da Turma Recursal providenciará a intimação por outro meio previsto em lei.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.