Em negocios / inovacao

Apple confirma interesse no mercado de carros autônomos

Rumores sobre o interesse da Apple pelo desenvolvimento de carros autônomos não é segredo

Apple Store
(Shutterstock )

SÃO PAULO – Rumores sobre o interesse da Apple pelo desenvolvimento de carros autônomos não é segredo. No entanto, parece que a gigante da tecnologia está de fato pretendendo entrar para o mercado. A Apple escreveu uma carta aos reguladores de transporte dos Estados Unidos admitindo seu interesse em "aprendizagem de máquinas e automação", no que se refere ao transporte.

Na carta, enviada por Steve Kenner diretor de integridade de produto da empresa, para a National Highway Traffic Safety Administration, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos, em tradução livre) a empresa defende que os novos participantes da indústria automobilística devem ter os mesmos direitos das empresas já estabelecidas.

Entre os pontos que a Apple defende na carta está a ideia de que companhias da área devem compartilhar dados relacionados a colisões e outros acidentes relacionados a dispositivos autônomos.

Além disso, o executivo afirma que “os dados devem ser suficientes para reconstruirem os eventos, incluindo as séries temporárias da cinemática dos veículos, as características da rodovia e objetos”. Ele, porém, completa dizendo que esse compartilhamento não deve implicar em violações de privacidade e que as empresas da área devem exercer seus direitos de proteger suas propriedades.

A empresa argumenta ainda que a melhor forma de maximizar os benefícios de segurança para veículos autônomos, é garantir uma concorrência leal e incentivar a inovação. A carta termina com um agradecimento da Apple e a sua intenção em trabalhar com a NHTSA a fim de “colaborar para que os benefícios sociais dos veículos autônomos sejam realizados de forma segura e responsável”.

Por enquanto, tudo não passa de ideias potenciais, mas com o envio da carta pode ser que a Apple coloque sua frota de carros em prática em um futuro próximo. 

 

Contato