Apple confirma interesse no mercado de carros autônomos

Rumores sobre o interesse da Apple pelo desenvolvimento de carros autônomos não é segredo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Rumores sobre o interesse da Apple pelo desenvolvimento de carros autônomos não é segredo. No entanto, parece que a gigante da tecnologia está de fato pretendendo entrar para o mercado. A Apple escreveu uma carta aos reguladores de transporte dos Estados Unidos admitindo seu interesse em “aprendizagem de máquinas e automação”, no que se refere ao transporte.

Na carta, enviada por Steve Kenner diretor de integridade de produto da empresa, para a National Highway Traffic Safety Administration, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos, em tradução livre) a empresa defende que os novos participantes da indústria automobilística devem ter os mesmos direitos das empresas já estabelecidas.

Entre os pontos que a Apple defende na carta está a ideia de que companhias da área devem compartilhar dados relacionados a colisões e outros acidentes relacionados a dispositivos autônomos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o executivo afirma que “os dados devem ser suficientes para reconstruirem os eventos, incluindo as séries temporárias da cinemática dos veículos, as características da rodovia e objetos”. Ele, porém, completa dizendo que esse compartilhamento não deve implicar em violações de privacidade e que as empresas da área devem exercer seus direitos de proteger suas propriedades.

A empresa argumenta ainda que a melhor forma de maximizar os benefícios de segurança para veículos autônomos, é garantir uma concorrência leal e incentivar a inovação. A carta termina com um agradecimento da Apple e a sua intenção em trabalhar com a NHTSA a fim de “colaborar para que os benefícios sociais dos veículos autônomos sejam realizados de forma segura e responsável”.

Por enquanto, tudo não passa de ideias potenciais, mas com o envio da carta pode ser que a Apple coloque sua frota de carros em prática em um futuro próximo. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.