Microsoft está trabalhando em métodos de tratamento para o câncer

A empresa administra um laboratório em Cambridge com pesquisadores que unem tecnologia e medicina para achar uma suposta cura para a doença

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A gigante Microsoft está empenhada não só no desenvolvimento de novos aparelhos e dispositivos. A novidade da empresa de Bill Gates é que profissionais estão trabalhando em tratamentos para a cura do câncer, segundo um relatório divulgado pela FastCompany.

Segundo o texto, a empresa está comprometida em serviços médicos em uma área em Cambridge, no Reino Unido, com 150 profissionais que estão trabalhando no projeto de modelamento biológico. O processo visa fazer com que as células possam se tornar algo como computadores vivos capazes de serem programados ou até mesmo reprogramados para fazer o tratamento da doença. Uma espécie de “computação biológica”, que está sendo desenvolvida em laboratório.

O intuito dos estudos é fazer com que cientistas possam criar seus próprios modelos computacionais de sistemas biológicos, permitindo observar melhor o que está acontecendo com o paciente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, um outro grupo liderado por Jonathan Dry está focado em tratar o câncer a partir de um sistema de informação programada, para reprogramar as células danificadas. O intuito é montar uma programação capaz de fazer uma junção entre os componentes biológicos e gerar algum tipo de controle sobre como essas células vão se comportar. Caso isso seja possível, haveria a possibilidade de fazer com que uma célula possa lutar contra o problema antes que ele se desenvolva, diz o texto.

O cientista busca entender as formas de interação de remédios e a resistência a eles em casos de pacientes diagnosticados com câncer.

De acordo com um dos pesquisadores do projeto Andrew Phillips, outro grande desafio para sua equipe é que os computadores foram desenvolvidos pelo ser humano; células e as doenças que os controlam são o resultado de muitos, muitos anos de evolução.

Continua depois da publicidade

“Isso requer um modelo computacional que pode lidar com um nível extremo de complexidade. Você pode pensar em computação como uma sequência de instruções, uma espécie de receita “, diz ele. ” Em um ambiente biológico que você tem uma sopa química”, afirma.

O relatório não divulga datas, nem perspectivas de testes.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.