6 fatos e um vídeo sobre os primeiros carros autônomos do Uber

Eles já estão rodando em chamadas de UberX nos Estados Unidos

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Os carros autônomos do Uber já existem e estão rodando em Pitsburgo, na Pensilvânia desde o início desta quarta-feira.

A intenção da empresa de caronas sempre foi viabilizar caronas sem motorista. Depois de um ano e meio da criação do centro de Tecnologias Avançadas do Uber, isso torna-se finalmente uma realidade.

De início, segundo a empresa, os carros serão enviados “com um motorista de segurança no banco dianteiro para garantir que a viagem corra tranquilamente. No mais, é um UberX comum”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O usuário chama um Uber normalmente e recebe o aviso de que sua carona será em um carro autônomo – o que limita sua carona a dois passageiros, porque um engenheiro estará anotando a experiência no banco do carona.

Não há garantias prévias de que a frota será substituída no futuro próximo, já que testes no mundo real são “críticos” para o sucesso dessa tecnologia.

Repórteres estadunidenses já puderam passear no primeiro modelo da novidade. Consultamos o Business Insider para listar 10 fatos sobre o carro autônomo do Uber:

Continua depois da publicidade

1. Fusion

A primeira versão é um Ford Fusion adaptado com o sistema autônomo criado dentro da sede da empresa.

2. Câmeras e radades

Há 20 câmeras no teto do carro, um radar óptico (LiDAR), antenas GPS e radares espalhados pela carcaça para que o veículo possa fazer um mapeamento de seu posicionamento durante todo o trajeto.

3. Visão 3D

Todo este equipamento garante que o veículo seja capas de disparar laser a 1,4 milhão de pontos por segundo para construir uma visão tridimensional dos arredores. Há também um sensor de cores para os semáforos no LiDAR.

4. Experiência

Dentro do carro haverá telas nos bancos que mostram tudo o que os radares observam no mundo real.

5. Avisos

De acordo com o relato do Business Insider, a experiência está longe de ser perfeita. “Houve ao menos quatro ocasiões em nossa rota de 5 milhas onde uma ‘campainha’ indicou que o motorista precisava tomar o controle”. O painel indica quando o carro está em modo manual. Também existe um botão de emergência para desligar o sistema autônomo.

6. Volvo

Há também uma versão mais sofisticada, com menos câmeras e mais integração entre as tecnologias, em um Volvo XC90. Este carro, todavia, ainda não roda nas ruas de Pitsburgo.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney