Google está trabalhando em tecnologia que vai eliminar o uso de senhas

Chamada “Trustp API”, a tecnologia vai utilizar diversos sensores do smartphone para determinar quem é que está tentando fazer o login

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de testar o login em contas através de uma notificação no smartphone, o Google está com um novo projeto que também promete eliminar o uso de senhas. Segundo informações do CNN Money, o diretor de tecnologia avançada e projetos do Google, Dan Kaufman, anunciou na conferência I/O que a empresa está trabalhando com “diversas instituições financeiras muito grandes” para testar a nova tecnologia.

Chamada “Trustp API”, ela vai utilizar sensores múltiplos dos smartphones para determinar quem é que está tentando fazer o login – e a única pessoa que conseguiria é a dona da conta.

Alguns dispositivos que operam o Android já oferecem o Smart Lock, recurso que utiliza sensores para scanear o rosto, voz, movimentos e localização de quem está usando o celular para determinar se o dispositivo deve ser desbloqueado sem uma senha. Em publicação sobre o recurso, a empresa explicou: “Em alguns dispositivos, os sensores vão aprender o padrão de seu passo. Se o acelerômetro detectar um passo que é muito diferente, ele pode bloquear o seu celular”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O “Trust API” deve ser um projeto mais avançado, seguro e fácil de usar. Alguns portais dizem que a tecnologia estará em operação constante em segundo plano no smartphone, combinando dados de diversos sensores para calcular se deve ou não desbloquear o celular.

Embora o Google não tenha divulgado informações sobre o novo recurso, Dan Kaufman disse no evento que ela deve estar disponível para os desenvolvedores do Android no final deste ano.