“Trem supersônico” que poderá transportar pessoas a 1.200 km/h realiza primeiro teste

O trem deve ser mais rápido que aviões, podendo viajar de Los Angeles a São Francisco, um percurso de 600 quilômetros, em meia hora

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A startup norte-americana Hyperloop One, dona de uma tecnologia que pode revolucionar os meios de transporte existentes, realizou o primeiro teste do protótipo do tem Hyperloop em Las Vegas, no início de maio.

A ideia do Hyperloop é fazer com que as pessoas sejam transportadas por meio de “cápsulas” que passarão por tubos a uma velocidade superior à dos aviões, de aproximadamente 1.200 km/h. No teste realizado, segundo informações da BBC Brasil, o protótipo do trem atingiu 187 km/h em 1,1 segundos.

O projeto é coordenado por Elon Musk, CEO da montadora de carros Tesla e da startup SpaceX. A estimativa é de que o trem comece a operar já em 2021, alcançando a velocidade de 1.200 km/h em 2019. Nesse padrão, seria possível viajar de Los Angeles a São Francisco, um percurso de 600 quilômetros, em apenas 30 minutos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A tecnologia utilizada para que isso seja possível é a de propulsão: o tubo por onde as cápsulas-trem passam é de baixa pressão atmosférica e elas são transportadas por levitação magnética. Ela foi idealizada por Musk em 2013 e, já em 2014, a Hyperloop foi criada.

“Junto de nossos parceiros, nós vamos criar novos projetos e oportunidades para solucionar os desafios de transportes ao redor do mundo através da tecnologia, serviços e expertise que representamos em conjunto”, disse o CEO da startup, Rob Lloyd, em comunicado. “O momento é certo para trazer novos pensamentos para antigos problemas e atrelar novas tecnologias e serviços para criar um salto nos meios de transportes”.

Confira o vídeo do teste: