Como Portugal conseguiu viver 4 dias apenas com energia renovável

Por 107 horas, o país inteiro usou apenas vento, sol e água para energia

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Na semana passada, 10 milhões de pessoas provaram ser possível viver apenas com energia limpa. Por 107 horas, cerca de 4 dias, toda a população de Portugal usou apenas água, vento e sol para obter energia, sem nenhum combustível fóssil.

Com dias ensolarados, ventos relativamente fortes e otimização da energia, o país usou a energia verde inclusive para recarregar os veículos elétricos que circularam pelas ruas neste período. Embora os carros a gasolina não tivessem como funcionar desta maneira, todos os demais serviços foram completamente renováveis.

Segundo o The Guardian, apenas 3 anos atrás, em 2013, o país dependia de combustíveis fósseis para metade de seu fornecimento de eletricidade. No ano passado, a energia eólica passou a representar 27% desse fornecimento e o renovável chegou a 48%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros países da Europa estão caminhando no mesmo sentido: na Alemanha, houve um dia onde a energia foi quase 100% renovável. A Inglaterra já passou uma semana sem carvão. Na Dinamarca, gera-se mais energia eólica do que o necessário.

O Brasil, por sua vez, prevê que até 2040 sejam atraídos US$ 300 bilhões em investimentos para energia elétrica, sendo 70% disso em projetos eólicos e solares, segundo o estudo Energy Outlook.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney