Com um único erro, homem deleta toda a sua empresa

Mesmo a ajuda de especialistas em recuperação pode não ser suficiente para salvar esta empresa

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O web hoster Marco Marsala cometeu um erro do qual pode se arrepender pelo resto da vida: usando um único comando, deletou toda a sua companhia – e consequentemente os sites de mais de 1.500 clientes.

De acordo com o The Independent, depois do ocorrido, o profissional detalhou o que tinha feito em um fórum de administradores de servidores. O problema é que seu erro foi tão desastroso que simplesmente ninguém poderia de fato ajudar.

O código apocalíptico foi o comando de Linux “rm –rf”, o qual foi aplicado pelo programador durante operações de manutenção. No caso, “rm” significa deletar e “-rf” faz com que o Linux remova tudo, mesmo programas abertos e em uso, escondendo a mensagem de aviso.

Continua depois da publicidade

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Como nenhum diretório específico foi fornecido – já que o comando foi usado por acidente – o comando foi aplicado a todos eles. Assim, todos os servidores de todas as companhias foram deletados.

Além disso, o programador acabou deletando até mesmo seus backups, até mesmo os que estavam em outras localizações, porque o servidor tinha acesso a eles.

Agora, como disse um dos usuários do fórum onde pediu ajuda, a empresa está “essencialmente morta”. Quanto aos clientes, será necessário confiar em cada um dos backups próprios para tentar restaurar os sites. Alguns usuários criticaram duramente o design do site, outros disseram que toda esta recuperação de arquivos, além de demorada, será caríssima – e mesmo os especialistas em recuperação podem não conseguir reviver tudo.

Continua depois da publicidade

Atualização: 

Posteriormente, este site desmentiu a informação: tratou-se de um hoax inventado como marketing de guerrilha para a empresa de Marsala. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney