Robôs, notificações e mais mudanças anunciadas pelo Facebook na F8

Maior rede social do mundo anunciou as novidades na conferência anual a desenvolvedores, a F8

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Acontece ao longo desta terça e quarta-feira a conferência anual do Facebook de 2016, a F8. No evento, voltado principalmente a desenvolvedores, foram reveladas novas ferramentas com a promessa de modernizar ainda mais a maior rede social do mundo e transformar a maneira como nos comunicamos pelo celular.

Com transmissão em tempo real, a conferência falou sobre novas características que pretendem aumentar o acesso do Facebook às atividades dos usuários, inclusive a transformação do Messenger em um “super aplicativo”, gifs nas imagens de perfil e login em apps de terceiros sem senha. Confira algumas das novidades:

Messenger, marcas e assistente pessoal

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as mais esperadas das novidades estão os novos bots do Messenger. Agora, o aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook criará “robôs” que permitirão que marcas conversem com seus clientes em tempo real.

Isso permitirá compras de produtos, agendamentos de viagens, leituras de notícias, atendimento, entre outras ferramentas, tudo através do app, e faz parte dos grandes planos da empresa de Zuckerberg para eventualmente dominar toda a internet

Mais que isso: possivelmente será liberada aos usuários a ferramenta “Sponsored Messages”, onde as marcas poderão enviar mensagens aos seus clientes. Mas isso, por enquanto, é um “pequeno teste”, de acordo com David Marcus, diretor do Facebook Messenger.

Continua depois da publicidade

Também está em testes nos EUA a assistente virtual do Facebook, chamada no evento de M. A “Siri” de Zuckerberg usa uma soma de trabalho humano e ferramentas de “machine learning” e inteligência artificial para completar tarefas, como conseguir informações de trânsito e completar compras, por exemplo.

Perfil mais dinâmico

O Facebook quer que sua foto de perfil seja cada vez mais dinâmica. Para tanto, vai facilitar a mudança temporária para apoiar causas e o uso de imagens animadas, com editores dentro do app integrado a aplicativos de manipulação de fotografias. O Vine, por exemplo, deve estar entre aplicativos de terceiros que animarão as imagens de perfil.

Account Kit

Dentro da estratégia de transformar a rede social em uma plataforma única para diversos aplicativos, o Facebook agora permitirá que desenvolvedores permitam logins seguros diretamente pelo app. Dessa maneira, será possível fazer login e receber alertas de outros produtos dentro do Facebook usando tokens de segurança – o exemplo usado foi o ifood.

Social Plugin

Já é possível salvar conteúdos com a ferramenta “marcadores” no Facebook, mas agora o usuário terá outra opção: salvar produtos. A ideia é que páginas de lojas possam incluir informações e ofertas, fazendo com que o facebook fique cada vez mais próximo de um ecommerce.

Isso também é uma nova maneira de deixar essas empresas ainda mais próximas dos hábitos e escolhas dos usuários das redes sociais.

Compartilhamento de trechos

Ao publicar um link na linha do tempo, o Facebook só permite o direcionamento para a página externa como um todo. Isso está prestes a mudar.

Agora, caso queira, o usuário poderá compartilhar trechos do texto ou até mesmo um conteúdo específico de dentro da página de destino, como uma imagem ou um vídeo.

Analytics for apps

No ano passado, foi apresentada uma solução gratuita e móvel para ajudar desenvolvedores a compreender e engajar a audiência. Agora, este produto promete grandes melhorias, como informações demográficas mais precisas e geração de notificações push para a sua base de usuários.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney