Em negocios / inovacao

Unilever é a melhor empresa do País no desenvolvimento de lideranças

Companhia ficou à frente da 3M e da IBM, que alcançaram a segunda e a terceira colocações no ranking nacional do Hay Group

Fábrica da Unilever - Negócios
(Divulgação)

SÃO PAULO - A Unilever foi considerada a melhor empresa do País para desenvolvimento de lideranças, segundo aponta um recente estudo da consultoria Hay Group. De acordo com a pesquisa Best Companies for Leadership, que classifica e examina as melhores empresas para liderança no cenário nacional, a organização ficou à frente inclusive da 3M e da IBM, que alcançaram, respectivamente, a segunda e a terceira colocações no ranking nacional.

“As melhores empresas reconhecem que a inovação é a chave para seu crescimento e sobrevivência em um mercado global cada vez mais competitivo”, afirma a gerente e líder da prática de Leadership & Talent do Hay Group América Latina, Glaucy Bocci.

Segundo ela, as eleitas pela pesquisa costumam promover uma cultura que incentiva a paixão pela inovação.

No Brasil
Ainda na avaliação nacional, outras companhias também ganharam lugar de destaque na pesquisa da Hay Group, justamente por apresentar mais inovação, graças aos seus talentos.

O ranking das dez empresas mais bem avaliadas do Brasil segue abaixo:

Ranking Brasil
Posição Empresa
1 Unilever
2 3M
3 IBM
4 General Electric
5 Telefonica
6 Ambev
7 Petrobras
8 Itaú Unibanco
9 Santander
10 Pepsico
Fonte: Hay Group

No mundo
Já no que diz respeito às 20 melhores companhias de todo o mundo no desenvolvimento de lideranças, o levantamento destacou a General Electric em primeiro lugar e a Procter & Gamble e IBM, na segunda e terceira colocação:

Ranking Global
Posição Empresa
1
General Electric
2 Procter & Gamble
3
IBM
4
Microsoft
5
Coca-Cola
6
McDonald’s
7
Accenture
8
Wal-Mart Stores
9
Johnson & Johnson
10
Unilever
11 Toyota
12 Nestlé
13 3M
14 Southwest Airlines
15 Exxon Mobil
16 PepsiCo
17 Siemens
18 Shell
19 Dow
20 FedEx
Fonte: Hay Group

Para quem não sabe, as companhias eleitas pelo estudo se destacam por criar ambientes e processos que permitem o desenvolvimento da inovação. Desta forma, entre as 20 avaliadas, todas relataram que seus líderes celebram a inovação.

Inovação em vista
O estudo também mostra que as melhores empresas do ranking lançam uma ampla rede de ideias para levar seus talentos a pensarem de forma mais ampla. Neste ponto, todas as organizações do ranking afirmaram oferecer oportunidades estruturadas para que seus colaboradores mais jovens promovam inovações, em comparação a 68% das demais empresas.

O mesmo pode ser observado ainda com relação ao desenvolvimento de pessoas. “Das empresas consultadas, 95% delas afirmaram que seus líderes seniores dispõem de tempo para desenvolver pessoas e cerca de 90% disseram que seus líderes trabalham ativamente para que os colaboradores entendam as estratégias da empresa a longo prazo”, revela o estudo, que informa que, nas demais empresas, tal prática ocorre, respectivamente, em 48% e 53% das organizações.

“A inovação se tornou um importante diferencial em todo o mundo. Por isso, as organizações estão investindo no desenvolvimento de pessoas e na celebração da diversidade e colaboração”, explica Glaucy.

A pesquisa
Realizada pelo Hay Group desde 2005, a pesquisa foi respondida de forma on-line neste ano por quase 7 mil pessoas, de 2.300 organizações de todo o mundo. Na divisão por regiões, 11% dos respondentes eram da América do Norte, 31% da América Latina, 21% da Ásia/Oceania/África, 35% da Europa e 2% do Oriente Médio.

 

Contato