É hoje!

InfoMoney premia as melhores empresas da Bolsa

Os vencedores, selecionados a partir de um ranking exclusivo, serão conhecidos nesta terça-feira num evento que contará com um debate entre Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Guilherme Benchimol, CEO do grupo XP

SÃO PAULO – A Bolsa vive um ano de recordes. O Ibovespa superou os 100 mil pontos e o número de investidores individuais em ações passou a marca de 1 milhão. Além disso, as empresas brasileiras voltaram a abrir capital e fazer ofertas de ações.

O volume de operações beirou os R$ 30 bilhões no primeiro semestre deste ano – o maior da série histórica da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), iniciada em 2002.

Num ambiente de juros mais baixos – e em meio à expectativa que voltem a cair –, a maioria dos especialistas acredita que esses números podem crescer ainda mais.

PUBLICIDADE

Diante desse cenário, o InfoMoney criou um ranking exclusivo para premiar as melhores empresas da Bolsa, com uma metodologia desenvolvida em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país, e a empresa de informações financeiras Economatica.

As companhias vencedoras serão premiadas num evento nesta terça-feira (30/7), a partir das 19 horas, em São Paulo. A abertura do evento será feita por Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Guilherme Benchimol, CEO do grupo XP, que farão um bate-papo sobre a importância e o futuro do mercado de capitais.

Como as melhores da Bolsa foram escolhidas

O ranking criado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec e a Economatica é diferente de outras pesquisas semelhantes existentes no mercado na medida em que adota critérios quantitativos e também qualitativos para premiar as empresas.

A parte quantitativa da análise, feita pela Economatica, avaliou a rentabilidade e o desempenho das ações das companhias. “Um dos méritos do ranking é se concentrar em variáveis que permitem comparar empresas de diferentes setores e tamanhos”, diz Fernando Exel, diretor-presidente da Economatica.

“A rentabilidade é uma fotografia da saúde financeira no presente e o desempenho das ações dá uma indicação para o futuro”, acrescenta.

Para a análise das ações, foi considerado o retorno absoluto e também o número de vezes que a ação teve um desempenho melhor que o do Ibovespa. O objetivo foi premiar as empresas cujos papéis tiveram um comportamento mais consistente. 

PUBLICIDADE

A avaliação qualitativa, conduzida pelo Ibmec, mediu as companhias de acordo com critérios de governança corporativa. Os pontos considerados foram a composição do conselho de administração, a existência e a transparência de códigos de ética e de conduta e de canais de denúncia e notícias sobre o envolvimento da empresa em condenações e investigações de crimes ambientais, de lavagem de dinheiro e corrupção.

As empresas que não observaram um desses critérios foram excluídas do ranking. As informações foram obtidas principalmente nos formulários de referência enviados pelas companhias à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

“A ideia central que orientou nossa análise foi a de que as empresas precisam gerar valor no longo prazo. Os resultados são importantes, mas também é fundamental que a dinâmica da gestão seja adequada”, diz George Sales, professor de finanças do Ibmec.

Prêmios setoriais e revelação

Para premiar a consistência, o ranking analisou os resultados, o desempenho das ações e as práticas de governança das empresas em três anos, de 2016 a 2018.

Além de premiar a melhor empresa da Bolsa, o ranking selecionou as melhores em sete setores: bens industriais, consumo, finanças, petróleo e gás, saúde, telecomunicações e utilidade pública.

Com o objetivo de não deixar de fora das companhias que fazem parte da nova safra da Bolsa, foi criado o prêmio revelação, entregue às empresas que abriram capital há até três anos. Os critérios de avaliação são os mesmos, mas o período de análise é mais curto, apenas o ano de 2018.

A lista de empresas premiadas, reportagens mostrando suas estratégias vencedoras e a metodologia completa do ranking serão divulgadas a partir desta noite. Não perca!

Invista nas melhores empresas da Bolsa com corretagem zero: abra uma conta gratuita na Clear.