iFood fará entregas com robôs a partir de 2020

Os veículos são 100% elétricos com capacidade para transportar até 30kg, e com autonomia de 12 horas de trabalho

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O iFood anunciou que a partir de janeiro de 2020 dará início a um projeto piloto de entregas com robôs.

A empresa fechou uma parceria com a Synkar, companhia especializada em inteligência artificial, para desenvolver a ideia e como vai funcionar o serviço autônomo.

A ideia com o projeto é se tornar pioneira e escalar novos tipos de modais. Segundo a empresa, o robô está sendo projetado para atender as especificações da operação.

Continua depois da publicidade

Os veículos são 100% elétricos e ecologicamente corretos e tem capacidade para transportar até 30kg, com autonomia de 12 horas de trabalho. Ainda não há mais detalhes sobre design dos robôs.

“O uso de robôs autônomos é um passo em direção à aplicação de inteligência artificial para uma experiência de entrega ainda mais eficiente, garantindo otimização logística pela complementaridade com outros modais. Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, afirma Fernando Martins, gerente de Inovação Logística do iFood.

Entregadores vão trabalhar em conjunto com robôs

Durante a fase de testes, o veículo autônomo fará apenas a primeira etapa do deslocamento total da entrega.

Continua depois da publicidade

Assim, vai retirar o pedido no restaurante, localizado dentro de uma praça de alimentação em shopping, e levar até o iFood Hub, estrutura física onde o entregador retira os pedidos.

Depois o parceiro da empresa seguirá para finalizar a entrega de moto ou bike, por exemplo.

Depois, a próxima fase de testes com o robô vai contemplar a fase final de entrega, que compreende em entregar o pedido direto para o consumidor, mas apenas dentro de grandes condomínios residenciais.

Publicidade

A empresa ainda não revelou mais informações sobre o funcionamento da operação.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.