Hotmart demite 227 funcionários em restruturação interna

Um dos unicórnios brasileiros, Hotmart dispensou 12% do seu quadro de funcionários; empresa fala em restruturação interna

Wesley Santana

Hotmart é uma das startups que cresceram e já têm valor de mercado superior a US$ 1 bilhão. Foto: Divulgação

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Uma das principais startups de educação, a Hotmart demitiu 227 funcionários nesta quinta-feira (20). Segundo a empresa, que confirmou a dispensa ao Infomoney, isso representa 12% do total de colaboradores.

Em carta enviada aos demitidos, o CEO João Pedro Resende lamentou a situação dizendo que isso é parte de uma reestruturação que afeta vários setores e equipes. Ele também destacou que o crescimento que se esperava no pós pandemia e a expansão da operação interna não aconteceram no mesmo ritmo.

“Desde o início da pandemia todo o mercado de tecnologia apresentou, além da enorme expansão, uma enorme volatilidade. Os números acabaram oscilando fortemente e em muito pouco tempo”, escreveu Resende.

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“Passado este período de quase dois anos, começamos a ter mais clareza dos parâmetros sobre os quais planejaremos os próximos ciclos da empresa, incluindo o ano de 2023 e adiante”, continuou.

A empresa afirma que vai dar todo o suporte para os funcionários demitidos, incluindo um pacote demissional que inclui: salário adicional, extensão dos planos de saúde e odontológico, cessão do computador que o(a) colaborador(a) usava para trabalhar e auxílio na recolocação profissional.

“Nós acreditamos que esta reestruturação colocará a Hotmart em um caminho de maior maturidade operacional e em uma posição estratégica ainda mais favorável para o futuro”, finalizou a carta.

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Com as demissões, a Hotmart agora mantém 1.700 funcionários em seus escritórios no Brasil e em outros países da América Latina. Em 2021, a edtech alcançou o status de unicórnio (dado a startups que valem mais de US$ 1 bilhão), depois de receber um aporte de R$ 735 milhões.

Demissões em startups

Com essa demissão, a Hotmart se junta a outras dezenas de startups -inclusive unicórnios- que dispensaram parte de seus profissionais nos últimos meses, em um movimento denominado layoff.

Marcas como 99, Facily, Ebanx, Loft e Provi chegaram a cortar 380 vagas de uma só vez.

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Em geral, especialistas ligam esse fato ao chamado “inverno das startups”, reflexo de um cenário econômico global afetado pela pandemia, o que inclui a baixa de investimentos de Venture Capital.

Hotmart em Do Zero ao Topo

Em março, José Pedro foi entrevistado pelo podcast de empreendedorismo, gestão e inovação Do Zero Ao Topo e falou sobre sua trajetória e das estratégias que usou para fazer a Hotmart crescer.

Dez anos depois de fundar a marca, já são 30 milhões de usuários ativos, que compram os mais de 400 mil produtos disponíveis na plataforma.

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Na ocasião, ele também comentou o hype da economia criativa e destacou que essa área ainda está longe de se consolidar.

“Todo mundo vai acabar se tornando um criador de conteúdo no futuro. Muitas coisas estão surgindo ainda que afetam esse mercado, então ele é muito dinâmico. O mercado ainda está no início, apesar de a gente ter começado mais de 10 anos atrás”, apontou.

Veja a entrevista completa:

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