Hope: a família que construiu a maior marca de lingeries do país

Libanês Nissim Hara começou a fabricar calcinhas na década de 1960. Confira história completa no podcast

Letícia Toledo

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SÃO PAULO – Em uma noite de 1985 a televisão do imigrante libanês Nissim Hara estava sintonizada — assim como grande parte das TVs do país — na novela Roque Santeiro, da Rede Globo. Atento à popularidade do programa, o empresário, fundador da marca de lingeries Hope, ligou para o publicitário que atendia sua marca e disparou: “quero meu produto dentro da novela, fazendo parte do enredo”. Assim nasceu o primeiro merchandising em novela na Globo.

A história é um dos muitos exemplos do pioneirismo de Hara, morto em janeiro de 2020 aos 83 anos. O libanês chegou ao Brasil no fim da década de 1950 e, poucos anos depois, começou a fabricar calcinhas. Com um talento nato para vendas, espalhou a marca por todo o país. “No começo ele mesmo desenvolvia os produtos, fabricava, vendia, embalava e entregava. Ele sempre foi ótimo em enxergar oportunidades”, conta Sandra Chayo, diretora de marketing da Hope e filha de Hara.

A história da construção da Hope — uma das maiores marcas do segmento no país — é tema do episódio 95 do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

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O negócio fundado por Hara ganhou uma nova escala a partir da década de 1990, quando suas filhas Sandra, Karen e Daniela entraram na empresa. Elas repaginaram a marca com novos produtos, montaram um plano de expansão por meio de franquias e a contrataram celebridades para as campanhas publicitárias. “Quando começamos a estratégia com celebridades o mercado geralmente só estampava modelos de passarela nas campanhas”, conta Chayo. Entre os nomes que já integraram os anúncios da marca estão o de Daniella Cicarelli, Juliana Paes, Gisele Bündchen e, desde o ano passado, Anitta.

Com mais de 200 lojas, a empresa agora está em um processo de expansão em municípios de médio e pequeno porte — principalmente na faixa entre 100 e 200 mil habitantes. Confira a história completa e as estratégias de expansão da empresa no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

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O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.