Grupo Volkswagen investirá US$ 186 bi até 2030, diz presidente

Plano reflete cortes e priorização de investimentos na Europa em meio à crise nos EUA e China

Reuters

Publicidade

O Grupo Volkswagen planeja investir 160 bilhões de euros (US$ 186 bilhões) até 2030, disse seu presidente Oliver Blume, refletindo medidas de contenção de gastos enquanto a maior montadora da Europa enfrenta uma grande crise em seus dois principais mercados, China e Estados Unidos.

Os gastos totais, atualizados anualmente como parte do plano de investimento quinquenal da Volkswagen, se comparam a 165 bilhões de euros para o período 2025-2029 e 180 bilhões para 2024-2028.

Pressão de tarifas sobre a Volkswagen

A Volkswagen, que inclui as marcas Porsche e Audi, tem sido pressionada pelas tarifas sobre as importações dos Estados Unidos e pela concorrência acirrada na China.

Continua depois da publicidade

Isso prejudicou os lucros principalmente da Porsche, que vende cerca de metade de seus carros apenas nesses dois mercados e revelou um grande retrocesso em sua estratégia de veículos elétricos.

Blume disse ao semanário Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung que o foco do último plano de gastos estava ‘na Alemanha e na Europa’, inclusive em produtos, tecnologia e infraestrutura. Ele disse que as conversas sobre um programa de economia estendido na Porsche se estenderiam até 2026.