Como a Locaweb foi de um negócio familiar para R$ 400 milhões de faturamento

A história da Locaweb, que hoje fatura R$ 400 milhões, é tema do 14º episódio do podcast Do Zero ao Topo

Letícia Toledo

Publicidade

SÃO PAULO – Um negócio familiar, uma startup, uma empresa que cresceu durante a bolha da internet. Há muitas maneiras de definir e encaixar o bem-sucedido início da empresa de tecnologia Locaweb, fundada em 1998. Mas sua trajetória ao longo dos anos mostra um sucesso bem singular na história recente do capitalismo brasileiro.

Hoje, a Locaweb tem um faturamento anual de R$ 400 milhões, atende mais de 300 mil clientes e tem seis unidades de negócio.

A história da companhia e de seus fundadores é tema do do 14º episódio do podcast Do Zero ao Topo. Você pode seguir e escutar o podcast pelo Spotify, Spreaker, iTunes, Google Podcasts, Deezer e Castbox ou então fazer o download clicando aqui.

Continua depois da publicidade

Ao longo dos anos a Locaweb conseguiu combinar um crescimento acelerado com lucro e baixo endividamento. “Sempre tivemos a cabeça de uma empresa tradicional, que no fim do mês precisa dar lucro”, afirma Gilberto Mautner, um dos fundadores da companhia.

Antes mesmo de completar duas décadas a Locaweb também fez algo pouco usual no mercado brasileiro: profissionalizou a gestão, contratando executivos do mercado para tocar o dia a dia, enquanto os fundadores foram para o conselho.

Agora, um dos próximos passos da empresa deve ser uma abertura de capital na Bolsa. “É um movimento natural. É algo que está no radar e estamos esperando uma oportunidade”, afirma Mautner.

Confira a história completa da Locaweb no programa.O Do Zero ao Topo é o podcast do InfoMoney que conta a história dos empreendedores e empresários por trás das maiores empresas do país. O podcast vai ao ar toda quarta-feira às 18h.

Letícia Toledo

Repórter especial do InfoMoney, cobre grandes empresas de capital aberto e fechado. É apresentadora e roteirista do podcast Do Zero ao Topo.