Em negocios / grandes-empresas

Grupo Buritipar passa a deter 38,55% da Paranapanema

O empresário João José Oliveira de Araújo, dono do grupo, aumentou para 9,55% sua participação no capital da empresa 

fundição 1
(Peter Andrews/Reuters)

SÃO PAULO - O empresário João José Oliveira de Araújo aumentou sua participação na produtora de cobre Paranapanema (PMAM3) de cerca de 4% para 9,55%. Com isso, o grupo Buritipar, que é controlado por Araújo, passou a deter 38,55% do capital da Paranapanema e consolidou-se como o maior acionista da companhia. 

Para elevar sua fatia na empresa, Araújo comprou ações que pertenciam à Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, segundo informações do jornal Valor Econômico. Ainda de acordo com o Valor, a Petros afirmou, em nota, ter vendido os papéis aproveitando o "mercado favorável". 

As ações da Paranapanema tiveram forte alta nesta semana. De segunda (12) a quinta-feira (15), a valorização foi de 60,6%. No ano, os papéis subiram 68,1%, bem mais que o Ibovespa (12,7%0. No começo da tarde de hoje, as ações da empresa operam em alta de 11%.  

O segundo maior acionista da Paranapanema é a Caixa Econômica Federal, que tem 17,1% do capital da empresa. Outros acionistas são as multinacionais Cargill e Glencore e a holding Bonsucex, do investidor Silvio Tini.   

Invista nas melhores empresas com corretagem zero: abra uma conta gratuita na Clear

 

Contato