Tumblr é vendido para dona do WordPress a preço de banana

Preço de venda é 99,7% menor que o valor pago pelo Yahoo em 2013

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – A Verizon, operadora de telefonia americana, vendeu a rede social Tumblr apenas dois anos depois de compra-la como parte de sua aquisição de US$ 4,48 bilhões do Yahoo.

O Yahoo comprou o Tumblr em 2013 por US $ 1,1 bilhão. Fundado em 2007 como um dos primeiros serviços de “microblogging”, o Tumblr foi adquirido pela Automattic, empresa de serviços web mais conhecida por rodar a plataforma WordPress. De acordo com a Axios, o preço ficou abaixo de US$ 3 milhões – ou seja, menos de 0,3% do preço de venda de seis anos atrás. 

O diretor executivo da Automattic, Matt Mullenweg, confirmou a aquisição em um post em sua conta pessoal no Tumblr.

Continua depois da publicidade

“Quando a possibilidade de unir forças tornou-se concreta parecia uma oportunidade única. Duas plataformas amadas trabalhando juntas para construir uma empresa melhor”, diz o post.

O CEO do Tumblr, Jeff D’Onofrio, agradeceu a aquisição por meio de sua conta oficial do Twitter . “Muito animado com o que isso significa para toda a comunidade do Tumblr”, escreveu o CEO.

O Tumblr é a segunda maior propriedade do Yahoo a ser desmembrada pela Verizon. O Flickr, site de compartilhamento de fotos, foi vendido em abril de 2018.

Ao contrário do Flickr, o Tumblr conseguiu manter a maior parte de sua base de usuários durante os anos de propriedade do Yahoo, graças à força de sua comunidade local, que sobreviveu, em partes, à concorrência do Facebook e do Twitter.

Conteúdo adulto

No entanto, essa comunidade foi atingida em dezembro de 2018, quando a Verizon anunciou um plano para limpar o site, banindo todo o conteúdo adulto. A decisão persiste até hoje.

A causa imediata dessa decisão foi um banimento temporário na App Store, quando pornografia infantil foi descoberta na rede social.

Na época, o executivo-chefe do Tumblr, Jeff D’Onofrio, disse que, no longo prazo, a medida é benéfica aos usuários. “Ficou claro que sem esse conteúdo, temos a oportunidade de criar um lugar onde mais pessoas se sintam à vontade para se expressar”, afirmou D’Onofrio.

Os usuários do Tumblr discordaram, argumentando que a atitude amplamente permissiva do site era essencial para sua comunidade exclusiva, formada majoritariamente por adolescentes.

Embora a Automattic permita conteúdo adulto em sua plataforma WordPress.com, a empresa diz que não tem intenção de reverter a proibição de tal conteúdo no Tumblr. 

Invista seu dinheiro com quem sabe do assunto. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.