InfoMoney premia as melhores empresas da Bolsa

Os vencedores, selecionados a partir de um ranking exclusivo, serão conhecidos nesta terça-feira num evento que contará com um debate entre Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Guilherme Benchimol, CEO do grupo XP

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Bolsa vive um ano de recordes. O Ibovespa superou os 100 mil pontos e o número de investidores individuais em ações passou a marca de 1 milhão. Além disso, as empresas brasileiras voltaram a abrir capital e fazer ofertas de ações.

O volume de operações beirou os R$ 30 bilhões no primeiro semestre deste ano – o maior da série histórica da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), iniciada em 2002.

Num ambiente de juros mais baixos – e em meio à expectativa que voltem a cair –, a maioria dos especialistas acredita que esses números podem crescer ainda mais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diante desse cenário, o InfoMoney criou um ranking exclusivo para premiar as melhores empresas da Bolsa, com uma metodologia desenvolvida em parceria com o Ibmec, uma das principais escolas de negócios do país, e a empresa de informações financeiras Economatica.

As companhias vencedoras serão premiadas num evento nesta terça-feira (30/7), a partir das 19 horas, em São Paulo. A abertura do evento será feita por Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Guilherme Benchimol, CEO do grupo XP, que farão um bate-papo sobre a importância e o futuro do mercado de capitais.

Como as melhores da Bolsa foram escolhidas

O ranking criado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec e a Economatica é diferente de outras pesquisas semelhantes existentes no mercado na medida em que adota critérios quantitativos e também qualitativos para premiar as empresas.

Continua depois da publicidade

A parte quantitativa da análise, feita pela Economatica, avaliou a rentabilidade e o desempenho das ações das companhias. “Um dos méritos do ranking é se concentrar em variáveis que permitem comparar empresas de diferentes setores e tamanhos”, diz Fernando Exel, diretor-presidente da Economatica.

“A rentabilidade é uma fotografia da saúde financeira no presente e o desempenho das ações dá uma indicação para o futuro”, acrescenta.

Para a análise das ações, foi considerado o retorno absoluto e também o número de vezes que a ação teve um desempenho melhor que o do Ibovespa. O objetivo foi premiar as empresas cujos papéis tiveram um comportamento mais consistente. 

A avaliação qualitativa, conduzida pelo Ibmec, mediu as companhias de acordo com critérios de governança corporativa. Os pontos considerados foram a composição do conselho de administração, a existência e a transparência de códigos de ética e de conduta e de canais de denúncia e notícias sobre o envolvimento da empresa em condenações e investigações de crimes ambientais, de lavagem de dinheiro e corrupção.

As empresas que não observaram um desses critérios foram excluídas do ranking. As informações foram obtidas principalmente nos formulários de referência enviados pelas companhias à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

“A ideia central que orientou nossa análise foi a de que as empresas precisam gerar valor no longo prazo. Os resultados são importantes, mas também é fundamental que a dinâmica da gestão seja adequada”, diz George Sales, professor de finanças do Ibmec.

Prêmios setoriais e revelação

Para premiar a consistência, o ranking analisou os resultados, o desempenho das ações e as práticas de governança das empresas em três anos, de 2016 a 2018.

Além de premiar a melhor empresa da Bolsa, o ranking selecionou as melhores em sete setores: bens industriais, consumo, finanças, petróleo e gás, saúde, telecomunicações e utilidade pública.

Com o objetivo de não deixar de fora das companhias que fazem parte da nova safra da Bolsa, foi criado o prêmio revelação, entregue às empresas que abriram capital há até três anos. Os critérios de avaliação são os mesmos, mas o período de análise é mais curto, apenas o ano de 2018.

A lista de empresas premiadas, reportagens mostrando suas estratégias vencedoras e a metodologia completa do ranking serão divulgadas a partir desta noite. Não perca!

Invista nas melhores empresas da Bolsa com corretagem zero: abra uma conta gratuita na Clear.