Apple e Samsung fecham parceria que marca mudança inesperada de estratégia

A novidade representa uma mudança na estratégia da Apple  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Apple anunciou uma parceria inesperada com a Samsung: as smart TVs da marca sul-coreana serão as primeiras do mundo a ter o suporte para o iTunes, que oferece filmes para alugar e comprar, além de ser um reprodutor de música e vídeo da companhia. 
A novidade representa uma mudança na estratégia da Apple: ao invés de manter o serviço exclusivamente para os seus dispositivos, como o HomePod ou a Apple TV, a empresa vai permitir que o iTunes possa ser acessado em dispositivos de marcas concorrentes. E começou logo com sua maior concorrente.

Decisão certa? 

Em um primeiro momento, a medida faz sentido, considerando que a Apple está cada vez mais focada em gerar mais receita advinda de seus serviços, e vem fazendo grandes investimentos em conteúdo de TV antes de lançar seu serviço de streaming. Para Marcelo Lopez, gestor de recursos na L2 Partners, a parceria pode ser positiva para a empresa. “Quanto mais pessoas tiverem acesso ao iTunes, melhor pra Apple”, disse ao InfoMoney

Mas na prática, a parceria faz com que os consumidores não precisem comprar a Apple TV para acessar, no televisor, os conteúdos disponíveis no universo da Apple. Parece uma via para a Apple perder ainda mais receita, considerando que o consumidor pode deixar de gastar os R$ 1.399 no hardware da empresa. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O iTunes é muito importante na Apple TV, porque é a partir dele que a conexão entre e aparelhos móveis e TV é feita.

Se por um lado, uma parceria como essa não é novidade para a Samsung, que já trabalha com um ecossistema mais democrático e aberto por assim dizer, para a Apple, que sempre ressalta seus dispositivos e serviços exclusivos – é algo inesperado. 

Analistas de mercado já previam, no fim de 2018, que a companhia de Cupertino, na Califórnia, passaria a concentrar seus esforços no campo dos serviços para se manter entre as empresa mais valiosa do mundo. Na semana passada, a companhia perdeu posições e chegou ao quarto lugar com a carta de Cook culpando a China pela queda nas estimativas de receita, devido a diminuição nas vendas de iPhones, apesar do aumento dos preços dos novos modelos.

Continua depois da publicidade

Os consumidores com as TVs da Samsung das linhas UHD ou QLED 2018, a partir do fim de janeiro deste ano já poderão acessar, comprar ou alugar conteúdos do iTunes. Ainda, neste ano, novas televisões premium serão lançadas já com o suporte para o serviço da Apple, de acordo com a Samsung.

Invista seu dinheiro em grandes empresas com corretagem ZERO – abra sua conta na Clear (é de graça). 

Como vai funcionar a parceria?  

Um dos pontos levantados após o anúncio da nova parceria foi a questão da privacidade. A Apple vai permitir que as smart TV da Samsung rastreiem os usuários? Esse tipo de TV da marca sul-coreana é conhecido por monitorar o que os consumidores assistem, mas a Apple sempre reitera seu compromisso com a privacidade de seus usuários.

Em nota enviada ao site The Verge, a Apple afirma que a Samsung não poderá rastrear os passos dos usuários durante a navegação dentro do aplicativo iTunes. Mas o comunicado de imprensa diz que o serviço vai contar com os recursos da assistente da Samsung Bixby, o que possibilitaria acesso da empresa dentro do app empresa americana. Assim, ainda é preciso um tempo para entender como as empresas vão lidar com os dados e informações pessoais dos usuários.

Ainda, na época em que lançou a Apple TV 4K, a Apple fez questão de ressaltar o suporte para a Dolby Vision HDR (tipo de tecnologia que mostra imagens e vídeos mais nítidos).

Mas as TVs Samsung não têm a Dolby Vision, e sim o suporte para HDR10 + (tecnologia concorrente da Dolby), que nenhum serviço de streaming além do Amazon Fire oferece atualmente. A pergunta que fica é se Apple está mudando o suporte da sua biblioteca do iTunes para HDR10 +, mas ainda não se tem a confirmação da resposta.

Além disso, na tentativa de criar algo novo para tentar trazer mais receita, a Apple poderia oferecer uma TV exclusiva com o suporte para iTunes, por exemplo, mas optou pela parceria com a sua maior concorrente. Ainda é preciso esperar os desdobramentos dessa escolha, mas analistas acreditam que, em um momento de queda nas vendas de iPhone, uma nova linha de produtos poderia ser uma saída.

Fora o iTunes, as smart TVs da Samsung vão contar também com o AirPlay, serviço que permite o espelhamento da tela de iPhones e iPads direto no televisor. A previsão é que o serviço chegue em março deste ano para mais de 190 países.

Nas smart TVs da Samsung hoje é possível encontrar a loja Google Play Filmes, e com a parceria oficializada, a marca passa a ter uma nova opção para aluguel e compra de filmes e músicas – em tempos de fragmentação das plataformas de streaming. Além disso, o iTunes oferece preços mais baixos do que no Play Filmes, uma vez que, semanalmente, uma aba de filmes promocionais fica disponível por R$ 9,90.

Vale dizer que o iTunes passou a cobrar valores em reais apenas em 2018, quando a Apple lançou a Apple TV 4K no Brasil – que dá acesso à loja e reproduz vídeos em resolução 4K, desde que a TV tenha suporte para isso.

As ações da Apple, negociada na bolsa de valores americana Nasdaq, caíam 0,95% às 12h50 (horário de Brasília). Já os papéis da Samsung, negociados na bolsa da Korea, viam alta de 3,47%, no mesmo horário citado. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.