Recuperação judicial da Avianca Brasil pode ser sinal de consolidação, diz Iata

"A pergunta é: há muitas companhias aéreas? Isso o mercado vai dizer. Já vimos isso nos Estados Unidos, Europa", disse 

Estadão Conteúdo

Publicidade

O pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil pode ser um indicativo de que o mercado aéreo brasileiro passará por uma consolidação, avalia Peter Cerdá, vice-presidente regional para as Américas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

“O Brasil apresenta muitas oportunidades, tem potencial para movimentar maior volume de passageiros. A pergunta é: há muitas companhias aéreas? Isso o mercado vai dizer. Já vimos isso nos Estados Unidos, Europa”, disse Cerdá a jornalistas que participam de um evento da entidade dedicado à imprensa.

Ainda conforme o porta-voz da entidade, casos de recuperação judicial de aéreas são comuns na região da América Latina e Caribe, mas costumam acontecer com empresas menores, por isso não há grande publicidade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cerdá não fez comentários específicos sobre a Avianca Brasil, mas observou que a indústria aérea é naturalmente bastante competitiva e, assim, seu espaço no mercado brasileiro deve ser ocupado por outras empresas.

A companhia aérea Avianca Brasil entrou nesta terça-feira, 11, com pedido de recuperação judicial na Vara de Falências de São Paulo, conforme antecipou a Coluna do Broadcast. O pedido, no qual as requerentes são Oceanair e AVB Holdings, cita R$ 50 milhões como o valor da causa, enquanto a lista de credores contabiliza quase R$ 500 milhões em dívidas.

Na petição inicial de recuperação judicial, a empresa cita a crise econômica, as variações cambiais e o preço dos combustíveis de aviação como os motivos que levaram a companhia à situação de fragilidade financeira.

Continua depois da publicidade

*A jornalista viaja a convite da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).