Nubank lança cartão de débito, saque e recebe aval para se tornar instituição financeira

Clientes que já receberam o novo cartão contactless haviam reparado na existência de uma função débito inativa

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Mirando os clientes sem aprovação para crédito, o Nubank lançou nesta terça-feira (11) a chegada do cartão de débito após obter autorização do Banco Central para funcionar como instituição financeira.

O mesmo cartão usado para o crédito oferecerá esta função e também permitirá saques direto da NuConta, com tarifa de R$6,50 para uso nos caixas da rede 24 horas. 

“O saque é a única coisa que a gente não pôde fazer milagre. A gente tem esse custo no 24 horas e preferiu repassar esse custo integralmente para o cliente a colocar tarifas escondidas em outras frentes”, disse Cristina Junqueira, vice-presidente da empresa. “No mundo offline a gente nunca vai ser super competitivo”, complementou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em um primeiro momento, 10 mil clientes selecionados poderão utilizar o novo cartão contactless como débito e para saque. Eles devem receber um e-mail sobre o tema ainda hoje.

A função será liberada a partir de agora, aos poucos, e significa para o Nubank a verdadeira possibilidade de se tornar a instituição financeira exclusiva de seus clientes mais fiéis. A meta da empresa é disponibilizar o débito para toda a base de clientes no primeiro semestre do ano que vem.

Desde outubro, os clientes que receberam a nova versão do cartão roxinho percebiam a opção “débito” nos terminais de pagamento, mas não conseguiam utiliza-la. O app da fintech enviava mensagens pedindo paciência aos clientes que tentavam, e a empresa chegou a confirmar a habilitação do cartão contactless para essa função nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

“Muitos de vocês vêm pedindo isso já faz anos”, disse, em apresentação à imprensa e a clientes, o CEO da empresa, David Vélez.  Atualmente, há cerca de 2,5 milhões de clientes da NuConta, parte delas ainda sem aprovação para o crédito. Segundo Vélez, trata-se da maior conta digital do Brasil, e a intenção é chegar a dezenas de milhões de pessoas – inclusive os 20 milhões que tentaram, mas não conseguiram o crédito aprovado pela fintech.

Há dois meses, a fintech anunciou que chegou aos 5 milhões de clientes do cartão. Naquele mesmo mês, recebeu aporte da chinesa Tencent e se tornou a maior fintech da América Latina, avaliada em US$ 4 bilhões.

Em janeiro, o presidente Michel Temer publicou um decreto que já permitia ao Nubank possuir empresas financeiras, o que engloba crédito com risco elevado, como financiamento de veículos usados e convênios com estabelecimentos comerciais. Com a autorização para funcionar como instituição financeira, a Nu poderá realizar empréstimos pessoais, por exemplo, além de outros serviços de banco de varejo. 

Próximos passos

Segundo Junqueira, a prioridade do Nubank ainda é atrair clientes com necessidades mais simples. Para isso, o débito e o saque eram mais importantes que funções sofisticadas, como crédito imobiliário e outros tipos de investimentos mais robustos que a Nuconta. O cliente desbancarizado e o usuário de poupança, grupo que representa 100 milhões de brasileiro, são os mais importantes agora.

Faça seu dinheiro render com a melhor corretora do Brasil: abra uma conta gratuita na XP! 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney