Carrefour cria ações para administrar crise após morte de cachorro

A equipe será composta por funcionários das áreas de operações, marketing, comunicação e segurança

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – Na última quarta-feira de novembro, começou a circular nas redes sociais o vídeo de um segurança de uma loja do Carrefour em Osasco agredindo um cachorro que estava em frente ao estabelecimento com uma barra de metal. O cão foi levado pela equipe do Centro de Zoonoses de Osasco, mas não resistiu e foi cremado.

Este acontecimento gerou grande comoção e uma série de manifestações de clientes do supermercado via internet, alguns, inclusive, pedindo boicote ao grupo. O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar o acontecimento.

Na última quinta-feira (6), em depoimento, o segurança confirmou a agressão e disse estar arrependido. O acontecimento pode ser julgado como crime de maus-tratos aos animais. Neste caso, a pena prevista é de três meses a um ano de detenção.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota de esclarecimento, o Grupo Carrefour “reconhece que um grave problema ocorreu em sua loja de Osasco e não vai eximir de sua responsabilidade.” Eles dizem ainda que “são os maiores interessados para que todos os fatos sejam esclarecidos” e que “desde o início da apuração, o funcionário de empresa terceirizada foi afastado.”

No último final de semana, o grupo também informou que se reuniu com ONGs e entidades envolvidas com a causa animal para estudar quais iniciativas o grupo poderia construir. Entre as ações anunciadas estão rever os procedimentos internos sobre como lidar com animais abandonados nas proximidades das lojas e como treinar colaboradores, parceiros e prestadores de serviço sobre a maneira de agir em situações similares. 

Também é uma vontade da empresa ampliar as feiras de adoção de animais, reaparelhar o Centro de Controle de Zoonoses de Osasco (SP) e criar o “Carrefour Pet Day”, no dia 28 de novembro, data da morte do cachorro, data em que apoiará, com recursos financeiros, entidades de acolhimento e defesa animal. 

Continua depois da publicidade

O Carrefour não teria fornecido instruções impedindo que os funcionários opinassem publicamente. Apesar disso, alguns gerentes e diretores têm defendido o grupo em suas redes sociais.

Nos últimos dias, a companhia enfrentou constante críticas na internet e um protesto aconteceu neste fim de semana, em frente a loja em Osasco. Foi criado, inclusive, um abaixo-assinado que pede “justiça e cadeia para quem matou o cão”, mais de 1.900.000 pessoas já assinaram a petição.

Vai funcionar?

Ainda não se sabe se estes atos influenciarão as vendas da rede. No entanto, desde o dia 27, anterior ao acontecimento, as ações do grupo (CRFB3) viram alta de 6,6%. No período, o papel fechou 5 pregões em máxima histórica. Na última sexta, a empresa fechou em queda de -1,04, valendo R$ 17,12, ante queda de 0,82% do Ibovespa. 

Patrícia Teixeira, diretora da consultoria We Plan Before, de Gestão de Riscos e Gerenciamento de Crise, diz que além de afastar o funcionário e pedir desculpas publicamente, o Carrefour precisa se atentar para que esta situação não conte a acontecer. “Todo estabelecimento que trabalha com comida, desde pequenos mercados até grandes redes, lidam com animais no entorno. É preciso prever este risco e oferecer um treinamento a todos os funcionários, terceirizados ou não, sobre como agir neste tipo de situação.”

A especialista também comentou que não conhece nenhum caso no Brasil em que o boicote a uma determinada marca foi efetivo. “Esse tipo de manifestação costuma trazer grandes efeitos, no entanto necessita de uma mobilização muito grande e bem articulada.”

Segundo o Google Trends, ferramenta que mede tendências de busca na internet, desde o dia 4 de dezembro o volume de buscas pela palavra “Carrefour” triplicou em relação aos dias anteriores, com exceção da Black Friday. O mesmo aconteceu com a palavra “cachorro”.

Quer investir seu dinheiro e aproveitar com mais tranquilidade o fim de ano? Abra uma conta na XP!

Tópicos relacionados