Corrida das bikes: Yellow vai expandir para 5 países da América Latina até janeiro

As bicicletas devem chegar aos países vizinhos já nas próximas semanas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de conquistar a cidade de São Paulo e se tornar uma verdadeira febre, a Yellow, startup que oferece o compartilhamento de bicicletas e patinetes, anunciou que vai expandir suas operações para cinco países da América Latina, além do Brasil. São eles Argentina, Colômbia, Chile, México e Uruguai.

As bicicletas devem chegar aos países vizinhos já nas próximas semanas, considerando que a estimativa da startup é de que ela já esteja presente nos países até janeiro de 2019. Outros países da região, ainda em sigilo, também estão nos planos de expansão da Yellow.

A estratégia de expansão da startup foi definida em setembro, quando ela levantou US$ 63 milhões em rodada de investimento. Ela já havia levantado US$ 75 milhões em uma rodada anterior, em janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além de São Paulo, ela chegou nesta semana a São José dos Campos, com as bicicletas, e com os patinetes no Rio de Janeiro. Ela também expandiu as operações na própria capital paulista e agora tem bicicletas disponíveis na região da Avenida Paulista, local que antes não estava em sua área de cobertura.

Outras cidades brasileiras devem receber os serviços da Yellow – Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife são algumas delas.

Em entrevista à Forbes, o diretor de comunicação e marketing da Yellow, Luiz Felipe Marques, disse que a operação em São Paulo mostrou que “existe um imenso potencial para a ‘micro mobilidade’ no Brasil e na América Latina”. O conceito de ‘micro mobilidade’ é entendido pela empresa como a maneira que o serviço pode melhor atender cada localidade em que opera.

Continua depois da publicidade

Invista seu dinheiro com a melhor corretora do Brasil: abra sua conta com taxa ZERO na XP Investimentos!   

Também ao site norte-americano, Luiz acrescentou que outro plano da startup é de oferecer o compartilhamento de bicicletas elétricas já em 2019. Testes já estão sendo realizados nas cidades e regiões que melhor podem receber este serviço, segundo a empresa.

Competição é forte
A chegada da Yellow sinalizou para um forte crescimento no mercado de compartilhamento de bicicletas e patinetes, cada vez com mais players no Brasil.

Continua depois da publicidade

Uma delas é a Grin, startup mexicana de patinetes elétricos que opera em São Paulo através de uma parceria com a startup de entregas Rappi; ela recentemente adquiriu a brasileira Ride, que já oferecida o serviço na capital.

Outro nome de peso deve chegar na América Latina no ano que vem: a Uber, com o serviço de bicicletas elétricas. A empresa recentemente adquiriu a Jump e oferecerá as bikes através do próprio app da Uber, também em modelo dockless (sem estações físicas). São Paulo deve ser uma das primeiras cidades a receber o serviço.

Vale lembrar que a Yellow ainda é uma “novidade”: ela começou a operar em agosto edeste ano. Somente no primeiro mês, as duas mil bicicletas disponíveis na capital paulista realizaram 150 mil viagens, mais do triplo estimado pelos sócios.

Publicidade

Ela não revela o número exato de bicicletas e patinetes espalhados pelo país atualmente, mas diz que está “dentro de suas expectativas de expansão” – de 20 mil para novembro.