As 25 marcas mais valiosas do Brasil, segundo o Interbrand

No total, o ranking soma R$ 120 bilhões em portfólio

Júlia Miozzo

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SÃO PAULO – A consultoria Interbrand divulgou na última quinta-feira (22) o ranking das marcas brasileiras mais valiosas em 2018, que continua sendo liderado por marcas do setor financeiro e de cervejas.

As cinco primeiras continuam sendo Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil, como nas últimas seis edições do ranking. Nesta edição, uma nova marca entrou para o ranking na 23ª posição: o Assaí, avaliado em R$ 459 milhões.

Das 25 marcas do ranking, 15 tiveram variação positiva em relação ao ano anterior, sendo que quatro cresceram dois dígitos positivos em seu valor de marca: Magazine Luiza, com 50%, crescimento mais expressivo desde 2013; CVC, com 21%; Porto Seguro, com 12%; e Localiza, com 10%.

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Por outro lado, nove empresas perderam valor: Banco do Brasil, Antarctica, Vivo, Cielo, Ipiranga, BTG Pactual, Havaianas, Bohemia, Totvs e Fleury.

No total, o ranking soma R$ 120 bilhões em portfólio, valor 2,7% maior que em 2017. As cinco primeiras ficaram ainda mais poderosas frente às demais e passaram, nesse ano, a representar 75,8% desse total, ante 75,3% no ano passado.

As marcas vencedoras deste ano entendem a realidade do consumidor e adaptam sua oferta em um momento de restrição econômica, ditam o ritmo de suas categorias e se descolam dos concorrentes diretos. Respondem à altura a níveis cada vez mais exigentes de consumo e são capazes de viver em múltiplas plataformas”, comentou André Matias, diretor de Estratégia e Avaliação de Marcas da Interbrand São Paulo, sobre o ranking deste ano.

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Para montar o ranking, o Interbrand considera somente empresas de origem nacional e que tenham informações financeiras públicas – não necessariamente que tenham capital aberto. É aplicada uma metodologia exclusiva de brand valuation em cima desses dados, analisando e inter-relacionando performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Foram entrevistadas mais de mil pessoas a respeito de 100 marcas diferentes.

Confira, a seguir, o ranking completo e a variação no valor de cada empresa:

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