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As 5 empresas mais reclamadas na Black Friday (e os principais motivos), segundo Procon

Do total de 258 reclamações, 48 ou 18,6% foram referentes aos comércios eletrônicos da CasasBahia.com, Extra.com e Pontofrio.com     

loja da Casas Bahia 2
(Nacho Doce/Reuters)

SÃO PAULO - O Procon-SP divulgou uma lista das 5 companhias mais reclamadas durante a Black Friday, na última sexta-feira (23), até às 18h (horário de Brasília). 

A Cnova Comércio, empresa que administra os comércios eletrônicos da CasasBahia.com, Extra.com e Pontofrio.com, foi a que gerou mais insatisfações durante o dia de promoções. Do total de 258 reclamações, 48 ou 18,6% foram referentes a Cnova. 

Em segundo lugar ficou a B2W digital, responsável por Americanas.com, Submarino e Sou Barato, com 25 reclamações, equivalente a 9,69% do total. 

Além disso, o relatório também divulgou os principais problemas durante a Black Friday.

Em primeiro lugar ficou a maquiagem de preços, quando desconto oferecido sobre o preço do produto ou frete não é real. Ou seja, quando os consumidores fazem compras conhecidas "pela metade do dobro", sem que haja real vantagem. 

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Do total, 33,72% das reclamações feitas foram por esse motivo, seguido por mudança de preço ao finalizar a compra (20,93%). 

  • A Black Friday de 2018 apresentou uma performance de vendas melhor que no ano passado. Segundo dados do Ebit, o faturamento do e-commerce de quinta-feira (22) e sexta-feira (23) foi de R$ 2,6 bilhões, 23% acima do mesmo período de 2017. 
  • O resultado veio acima das expectativas da instituição, que era de crescimento de 15%. 
  • Veja as empresas mais reclamadas e os principais motivos: 
Empresas Número de reclamações 
1. Cnova Comércio Eletrônico (casasbahia.com/extra.com/pontofrio.com) 48 (18,60%)
2. B2W Companhia Digital  (americanas.com/submarino/shoptime/soubarato) 25 (9,69%)
3. Magazine Luiza 15 (5,81%)
4. Carrefour Comércio e Indústria LTDA 11 (4,26%)
5. Dell Computadores do Brasil LTDA 11 (4,26%)

Principais problemas:

Tipo de problema Número de reclamações por esse motivo 
Maquiagem de preços 87 (33,72%) 
Mudança de preço ao finalizar a compra  54 (20,93%) 
Produto/serviço oferecido não estava disponível  38 (14,73%)
Pedido cancelado pela empresa após finalização da compra  37 (14,34%)
Site intermitente/congestionado/página bloqueada 21 (8,14%)

 

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