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SÃO PAULO – O Procon-SP divulgou uma lista das 5 companhias mais reclamadas durante a Black Friday, na última sexta-feira (23), até às 18h (horário de Brasília).
A Cnova Comércio, empresa que administra os comércios eletrônicos da CasasBahia.com, Extra.com e Pontofrio.com, foi a que gerou mais insatisfações durante o dia de promoções. Do total de 258 reclamações, 48 ou 18,6% foram referentes a Cnova.
Em segundo lugar ficou a B2W digital, responsável por Americanas.com, Submarino e Sou Barato, com 25 reclamações, equivalente a 9,69% do total.
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Além disso, o relatório também divulgou os principais problemas durante a Black Friday.
Em primeiro lugar ficou a maquiagem de preços, quando desconto oferecido sobre o preço do produto ou frete não é real. Ou seja, quando os consumidores fazem compras conhecidas “pela metade do dobro”, sem que haja real vantagem.
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Do total, 33,72% das reclamações feitas foram por esse motivo, seguido por mudança de preço ao finalizar a compra (20,93%).
- A Black Friday de 2018 apresentou uma performance de vendas melhor que no ano passado. Segundo dados do Ebit, o faturamento do e-commerce de quinta-feira (22) e sexta-feira (23) foi de R$ 2,6 bilhões, 23% acima do mesmo período de 2017.
- O resultado veio acima das expectativas da instituição, que era de crescimento de 15%.
- Veja as empresas mais reclamadas e os principais motivos:
Empresas | Número de reclamações |
1. Cnova Comércio Eletrônico (casasbahia.com/extra.com/pontofrio.com) | 48 (18,60%) |
2. B2W Companhia Digital (americanas.com/submarino/shoptime/soubarato) | 25 (9,69%) |
3. Magazine Luiza | 15 (5,81%) |
4. Carrefour Comércio e Indústria LTDA | 11 (4,26%) |
5. Dell Computadores do Brasil LTDA | 11 (4,26%) |
Principais problemas:
Tipo de problema | Número de reclamações por esse motivo |
Maquiagem de preços | 87 (33,72%) |
Mudança de preço ao finalizar a compra | 54 (20,93%) |
Produto/serviço oferecido não estava disponível | 38 (14,73%) |
Pedido cancelado pela empresa após finalização da compra | 37 (14,34%) |
Site intermitente/congestionado/página bloqueada | 21 (8,14%) |