McDonald’s cresce em meio à difícil transformação em uma rede mais saudável

Resultados do terceiro trimestre foram divulgados nesta terça-feira (23) e superaram expectativa do mercado  

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O McDonald’s divulgou na manhã desta terça-feira (23), antes da abertura do mercado norte-americano, seus resultados financeiros do terceiro trimestre deste ano. Este é um ano chave para a empresa, que vem promovendo mudanças em suas receitas, ingredientes e processos a fim de se tornar uma rede de fast-food mais saudável e se adaptar aos novos hábitos de consumidores.

No geral, a meta do plano de expansão era de reter e reconquistar clientes, que, por passarem a optar por pratos e refeições mais saudáveis, deixaram a rede de lado. Esta intenção foi anunciada em 2017 e agradou os investidores da empresa: desde então, o valor de mercado da companhia subiu 40%, para US$ 130 bilhões.

Entre as mudanças que propunha havia a de deixar o hambúrguer congelado de lado e passar a servir carne fresca, além de retirar ingredientes artificiais e conservantes da fórmula de molhos, pães e queijos. O McLanche Feliz, voltado a crianças também passou por diversas reformulações e substituições para ficar mais saudável e agradar mais os pais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda em fase inicial de implantação, as mudanças já começaram a apresentar resultados, tanto positivos quanto negativos, que refletem a dificuldade da transformação. Em todo o mundo, as vendas da rede tiveram crescimento de 4,2% frente ao trimestre anterior; a expectativa de analistas era até 3,7% de incremento.

O mercado norte-americano foi o que apresentou a menor taxa de crescimento, em 2,4%, e é uma das maiores preocupações da rede: para implantar as mudanças propostas nos itens do cardápio, a empresa está cobrando dos franqueados de suas mais de 13 mil lojas que reformem as lojas, o que tem gerado uma onda de insatisfação. Boa parte dos franqueados já se organizam, inclusive, para formar uma associação de franqueados “independentes”.

A receita da empresa caiu 6,7% em comparação ao registrado no mesmo trimestre do ano passado, para US$ 5,37 bilhões, mas o valor bateu as expectativas do mercado, de US$ 5,29 bilhões. Um dos resultados que ficaram abaixo do esperado é o faturamento, que cresceu 2,6% ante a previsão da própria rede de 3%.

Continua depois da publicidade

O McDonald’s não é a única rede passando por uma transformação. Wendy’s, Taco Bell, Burger King e outras de todo o mundo estão mudando para se adaptar aos gostos “saudáveis” dos clientes.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.