Ex-funcionários da Fnac protestam na Livraria Cultura por multas rescisórias

Funcionários não conseguem sacar o FGTS e seguro-desemprego por não terem recebido o pagamento da multa rescisória

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Funcionários demitidos da livraria Fnac, que fechou as portas de sua última unidade no Brasil nesta segunda-feira (15), protestaram contra a empresa na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, nesta terça-feira (16) exigindo o pagamento de seus direitos trabalhistas.

A Livraria Cultura adquiriu a operação da Fnac no Brasil em julho do ano passado. Na época, eram 12 unidades da Fnac espalhadas por 7 estados brasileiros. A rede francesa pagou R$ 130 milhões para que a Cultura passasse a controlar suas operações, e o montante custeou o fechamento de lojas e também a aquisição do site Estante Virtual.

InfoMoney entrou em contato com a Livraria Cultura atrás de um posicionamento sobre o protesto, mas não teve retorno até o horário de publicação desta matéria.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em entrevista para o Estado de S. Paulo, uma ex-funcionária que participou do protesto contou que a unidade em que trabalhava, em Campinas, SP, foi fechada no dia 10 de setembro e a promessa foi de que as multas rescisórias seriam pagas até o dia 10 de outubro, mas o dinheiro “não entrou na conta”.

O sindicato ainda teria informado aos funcionários que o pagamento da multa seria parcelado, mas que ainda não foi pago. Sem esse pagamento, não é possível sacar o FGTS e nem o seguro-desemprego.

O protesto teve a participação de funcionários das demais unidades da livraria em São Paulo – inclusive a da Avenida Paulista, uma das mais conhecidas e movimentadas do estado, fechada em setembro.

Continua depois da publicidade

Na época, a Cultura disse que a estrutura de unidades Fnac seguia “o planejamento estratégico da empresa: manter unidades com boa performance, melhorar cada vez mais a experiência do cliente em loja e crescer de forma significativa no e-commerce”. Ainda disse que o objetivo era “ficar com poucas e ótimas lojas, buscando oferecer um serviço impecável ao consumidor”.

A última unidade da Fnac no Brasil, em Goiânia, fechou nesta segunda-feira (15). Também neste mês, a Cultura fechou sua maior unidade de rua do Rio de Janeiro, a da Rua Senador Dantas, de 3,2 mil metros quadrados, por ser deficitária.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.