Facebook lança “botão de contexto” no Brasil

A proposta da ferramenta é fornecer mais informações para que os usuários decidam no que confiar e compartilhar

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook lançou nesta terça-feira, em sua plataforma, o “botão de contexto”. Ele permitirá que usuários do Brasil, México, Argentina e Colômbia chequem informações sobre artigos publicados na rede social.

A ideia da ferramenta é “proporcionar mais contexto às pessoas, para que elas possam decidir por si mesmas o que ler, confiar e compartilhar”, disse a empresa em nota oficial.

Apertando o botão, os usuários podem checar informações sobre notícia compartilhada, como a descrição do veículo na Wikipedia, outras matérias relacionadas sobre o mesmo tema e informações de dados de compartilhamento daquele texto específico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Facebook se envolveu em muitas polêmicas recentemente relacionadas a segurança de informações. A rede social foi utilizada inclusive para influenciar resultados em eleições americanas: após a empresa Cambridge Analytica acessar indevidamente os dados de 87 milhões de usuários, essas informações foram utilizadas na campanha de Donald Trump em 2016. Basicamente, foram criados mecanismos para rastrear o posicionamento político das pessoas e conseguir mudá-lo.

A rede social tem investido fortemente em ferramentas para aumentar a segurança dos usuários e diminuir a propagação de fake news. O “botão de contexto” estava em teste nos Estados Unidos desde o ano passado e agora foi expandido para a América Latina.

Também serão disponibilizadas as informações: “compartilhado por amigos” e “mais sobre este link”. Segundo Taylor Hughes, engenheiro de software, Jeff Smith, designer de produto, e Alex Leavitt, pesquisador de experiência de usuário, em nota oficial, também foram iniciados testes nos EUA para ver se é mais fácil avaliar a credibilidade de um artigo quando são fornecidas mais informações sobre seu autor dele. Quer investir nessas ações e ganhar mais dinheiro? Abra uma conta na Xp!