Em negocios / grandes-empresas

99 instala câmeras em carros na Grande SP

Empresa começou nesta terça-feira (18) testes de monitoramento

99
(Divulgação)

SÃO PAULO - A empresa de transporte por aplicativo 99 iniciou nesta terça-feira (18) testes com câmeras de monitoramento em seus veículos que circulam em São Paulo e na região metropolitana. O objetivo da medida é oferecer mais segurança e evitar qualquer tipo de incidente durante a viagem no app. 

A empresa espera que esse monitoramento ajude a identificar situações de risco e pessoas que cometam infrações. “A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial da 99, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de perigo e tomar as medidas cabíveis”, diz, em comunicado.

Esse novo processo acontece em um momento em que a dona da 99, a chinesa Didi Chuxing, está reformulando procedimentos de segurança após uma passageira ser estuprada e assassinada pelo motorista na China. 

A empresa explica que as câmeras serão instaladas tanto em carros de viagens compartilhadas como em táxis que atendem pelo app. E os veículos com câmeras serão devidamente identificados para que o passageiro saiba que está sendo filmado. Os motoristas desses carros vão assinar um termo de conformidade.

As imagens podem ser acessadas em tempo real, ficarão armazenadas na central da 99, e serão monitoradas 24 horas por uma equipe que inclui engenheiros de dados, psicólogos e até ex-militares. 

O objetivo da empresa é ampliar esse  tipo de procedimento de segurança para outras cidades do país e instalar também equipamentos de visão noturna. 

“O dispositivo aumentará ainda mais o nível de monitoramento das viagens feitas pelo app, com foco em prevenção”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da 99. “O aumento de proteção será para os dois lados, passageiros e motoristas”.

A demanda por segurança está cada vez maior em aplicativos de transporte. A concorrente Uber também vem implementando novas formas de deixar sua plataforma mais segura - incluindo botão do pânico, limitação do acesso dos motoristas à localização dos passageiros, um recurso que bloqueia viagens com riscos de segurança, entre outros. 

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra uma conta na XP. 

 

Contato