Facebook vai começar a checar informações de vídeos, fotos e até memes

Até então, esse "fact-check" se limitava somente a links e artigos publicados.

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook anunciou nesta quinta-feira (13) que começará a checar fotos e vídeos publicados na rede social para identificar possíveis notícias falsas. Até então, esse “fact-checking” se limitava somente a links e artigos publicados.

“Nós construímos um modelo de machine learning que usa vários sinais de engajamento, incluindo feedback de pessoas no Facebook, para identificar conteúdo potencialmente falso”, escreveu a plataforma no anúncio oficial do novo recurso. Isso significa que as imagens serão verificadas da mesma maneira que são os artigos e links.

A partir desse algoritmo e sistema do Facebook que identifica as notícias que possam ser falsas, o conteúdo é encaminhado para agências de notícias parceiras checarem as informações. No Brasil, são parceiras do Facebook a agência Lupa e Aos Fatos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Elas, então, são classificadas em três categorias: “Manipulada ou Fabricada”, quando a foto ou vídeo foram intencionalmente editadas ou montadas para modificar o conteúdo original; “Fora de contexto”, quando as imagens são verdadeiras, mas retratam o conteúdo ou significado de forma errada; e “Reivindicação de áudio ou texto”, quando a legenda de uma foto ou áudio de vídeo tem informações falsas.

“Entendemos que fotos e vídeos são mais apelativos para serem compartilhados, pois são elementos visuais. Isso cria a oportunidade de manipulação para pessoas mal intencionadas”, escreveu a rede social.

O Facebook não chegou a confirmar tal informação, mas, normalmente, quando são identificados fotos ou vídeos falsos, eles não são excluídos completamente da rede social: têm somente seu alcance reduzido.

Continua depois da publicidade

Fuja da poupança, o pior investimento do mercado. Abra sua conta na XP Investimentos.