Claro, Vivo e Oi são multadas em R$ 9 milhões cada uma por enganar consumidores

Essa é a maior multa já aplicada na história do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça, condenou as operadoras de telefone Oi, Claro e Vivo a pagar multas de R$ 9,3 milhões cada uma por infração ao Código de Defesa do Consumidor. Essa é a maior multa já aplicada na história do DPDC.

Segundo comunicado, a diretora do Departamento, Ana Carolina Caram, aceitou o relatório da área jurídica do órgão, que entendeu que “as empresas violaram os direitos dos consumidores nos chamados serviços de valor adicionado”

O relatório aponta que houve “irregularidade na oferta e na comercialização de serviços adicionados, além de oferta de serviços e produtos diferentes do que foi efetivamente entregue ao consumidor”. As operadoras também cobraram por serviços e produtos que nunca foram solicitados, segundo o Departamento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os produtos comercializados irregularmente estão aplicativos de jogos, horóscopo, notícias sobre times de futebol, cursos de idioma, entre outros.

“No entender do Departamento, as empresas induziram o consumidor a erro com anúncios que não destacavam aspectos essenciais do serviço e que, assim, não forneciam elementos suficientes à formação de adequado entendimento, pelo consumidor, acerca daquilo que efetivamente lhe estaria sendo entregue e pelo que seria cobrado”, diz o comunicado à imprensa.

Elas foram condenadas por quatro infrações: ofender o direito básico do consumidor à informação clara e adequada sobre produtos e serviços; por irregularidades na oferta de produtos e serviços; por prática abusiva; e por lesões ao consumidor no momento da contratação de serviços. Em outras palavras: a forma como os serviços foram oferecidos é que levaram à condenação.

Continua depois da publicidade

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.

As empresas têm 30 dias para pagar as multas e devem cessar a prática de “fornecimento de serviços de valores adicionais sem o prévio e expresso consentimento do consumidor, bem como a cobrança por serviços não solicitados pelo consumidor”. Caso contrário, o DPDC afirma que pode “suspender temporariamente as atividades” das empresas. Elas ainda podem recorrer da decisão.

Procurada pelo InfoMoney, a Vivo disse:
“A Vivo trabalha constantemente para oferecer ao cliente a melhor experiência. A empresa vem desenvolvendo melhorias contínuas de processos e sistemas dos serviços de valor adicionado (ativação, tarifação, cancelamento entre outros), além de buscar a simplificação do portfólio de produtos e serviços. A Vivo criou um extenso plano de ações estruturantes buscando a satisfação dos clientes quanto à contratação de SVAs. A companhia reforça que as ações já estão trazendo resultados, prova disso é que, de 2017 até agora, houve queda de 60% no volume de reclamações relacionadas a SVAs. Essas e outras ações que estão sendo feitas na companhia, reforçam o compromisso da Vivo em melhorar a experiência dos seus clientes”. 

A Oi enviou o seguinte posicionamento: “A Oi informa que ainda não foi notificada da decisão do Departamento de Defesa de Proteção ao Consumidor (DPDC) relativa ao processo iniciado em 2009 em face da Oi S.A.”

A Claro também se manifestou: Em relação à multa aplicada pela Senacon (do DPDC), a Claro informa que a sanção se refere a casos isolados, registrados no estado do Tocantins, em 2009, e que avalia recorrer da decisão. Independentemente disso, a empresa sempre busca excelência na prestação de Serviço de Valor Adicionado (SVA), aprimorando modelos de oferta e interação com os consumidores. A Claro reforça, assim, seu compromisso em proporcionar a melhor experiência para seus clientes.”