Uber anuncia que Brasil está na lista de países que podem receber sua aeronave

Brasil, Austrália, Índia, Japão e França foram confirmados como candidatos   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Uber anunciou nesta quinta-feira (30) os cinco países finalistas para receber testes do serviço Uber Air. Brasil, Austrália, Índia, Japão e França foram confirmados como candidatos para a rede aérea de transporte compartilhado que a Uber está desenvolvendo em conjunto com parceiros. Apenas um país será escolhido ao final do processo.  

A proposta da empresa é de que dentro de aproximadamente cinco anos, os usuários da Uber de algumas cidades possam solicitar pelo aplicativo uma aeronave – uma espécie de helicóptero com cara de jatinho. Para o projeto, a companhia reuniu uma rede de parceiros que inclui fabricantes de aeronaves, desenvolvedores imobiliários, desenvolvedores tecnológicos, entre outros.

uber

“Estes cinco países poderão ter o modelo de transporte completamente transformado com o uso dos veículos elétricos baseado em decolagem e aterrissagem vertical (VTOL)”, disse Eric Allison, o chefe do programa de aviação da Uber. “Vemos um enorme potencial na utilização de drones, criando um futuro de transporte realmente multimodal”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As cidades de Dallas e Los Angeles, ambas nos EUA, já estão confirmadas como as duas primeiras cidades a receber o programa em maio, no 2° Encontro Anual do Uber Elevate. 

Entre cidades e estados que são cotados em cada país estão Rio de Janeiro e o estado de São Paulo, Tóquio e Osaka, no Japão, Mumbai, Nova Delhi e Bangalore, na Índia, Sydney e Melbourne, na Austrália e Paris na França. 

Segundo a empresa, os critérios adotados para selecionar essa terceira cidade são: 

Continua depois da publicidade

Tamanho do mercado: a empresa busca lugares grandes, policêntricos, com necessidade de soluções de transporte e com uma população metropolitana de mais de 1 milhão de pessoas;

Compromisso local: a Uber que trabalhar com governos locais, estaduais e federais desde o princípio, além dos representantes dos locais que pretende operar – representantes do setor imobiliário, planejadores urbanos, conselhos consultivos dos municípios, além das próprias associações de bairro; 

Condições de operação: o projeto depende de uma estrutura multimodal, baseado em uma operação eficiente e integrada à rede atual de parceiros da Uber. Ainda não há um prazo para definição do país sede do projeto. 

Quer investir em grandes empresas? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.