GPC Par consolida reestruturação e tem nova marca: Dexxos Par

Após fortalecer a governança, empresa entra em novo ciclo de desenvolvimento

MoneyLab

A pandemia da Covid-19, que afetou em maior ou menor grau os diferentes segmentos da economia, foi uma espécie de teste de fogo para a então GPC Participações, companhia de capital aberto que atua nos setores químico e de tubos de aço.

A empresa chegou ao fim do primeiro trimestre de 2021 com receita líquida de R$ 345,4 milhões, um aumento de 49,5% em relação ao mesmo período de 2020, e Ebitda ajustado de R$ 70 milhões, um avanço de 75,4% na mesma base de comparação.

O resultado favorável reflete as medidas adotadas no processo de reestruturação, que tinha como objetivo buscar mais governança e solidez na estrutura de capital, aliadas à resiliência dos mercados de atuação da empresa.

Ao longo dessa trajetória, a companhia realizou desinvestimentos em negócios não rentáveis; promoveu a sinergia das subsidiárias do grupo, reduzindo custos, e manteve o foco nos segmentos com potencial de crescimento.

Nova marca

No início de junho, a GPC Par alterou sua denominação para Dexxos Par, mais uma etapa no processo de reestruturação da companhia.

“Foram anos de trabalho intenso com muita disciplina na alocação dos recursos e reestruturação das operações. Queríamos algo que marcasse esta nova fase e por isto decidimos fazer essa virada de chave com o novo nome. Agora somos Dexxos Par. Estamos prontos para crescer de forma consistente, aproveitando oportunidades”, comenta Rafael Alcides Raphael, CEO da empresa.

Com a mudança de nome, as ações ordinárias e preferenciais da empresa passaram a ser negociadas sob os códigos “DEXP3” e “DEXP4” na B3.

Investimentos

Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 100 milhões na infraestrutura da companhia. Em setembro de 2020, por exemplo, a fábrica de resinas, no Paraná, foi ampliada para atender a demanda do mercado de painéis de madeira, um segmento que tem crescido significativamente, impulsionado pelo crédito imobiliário a taxas de juros menores.

Além de investir no segmento de resinas termofixas, a Dexxos atua no mercado de tubos de aço soldados para os setores de óleo e gás, construção civil, infraestrutura e energia renovável. “Tivemos um 2020 desafiador, especialmente no primeiro semestre, mas a partir de agosto houve uma retomada do mercado”, explica Raphael.

A Dexxos tem registrado melhora consistente de todos os seus indicadores, inclusive o nível de endividamento. Em 2015, o índice de alavancagem da companhia – dívida líquida sobre Ebitda – estava em 20,4x. O indicador foi sendo reduzido paulatinamente até os atuais 1,4 x.

Mercado de capitais

“Observamos que os investidores passaram a demandar mais informações e decidimos ser mais pró-ativos na emissão de relatórios e divulgação de resultados mais detalhados”, explica o CEO, acrescentando que as medidas melhoram a governança da empresa.

A Dexxos, que tem capital aberto desde 1997, recentemente contratou um formador de mercado para dar mais liquidez às ações de sua emissão e acaba de apresentar à B3 pedido de migração para o Nível 1 de Governança Corporativa. No novo segmento, a companhia adotará práticas que favorecem ainda mais a transparência e o acesso às informações pelos investidores, deverá manter no mínimo 25% das ações em circulação no mercado, entre outras exigências. Além disso, em consonância com a evolução da governança, foi incluído no estatuto social da companhia direitos adicionais aos acionistas característicos do Nível 2 e do Novo Mercado da B3, tais como: tag along de 100% para ações ordinárias e preferenciais e adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado para solução de disputas.

“No ano passado, fizemos um desdobramento das ações que contribuiu para dar mais liquidez às ações de emissão da companhia.

Para o CEO, apesar da pandemia, o período tem sido útil para mostrar que a operação está organizada, tem resiliência e uma gestão disciplinada.”

A operação sempre foi reconhecida pelos mercados em que atua pela qualidade do atendimento e de seus produtos. “Agora com as finanças em ordem, miramos novos horizontes com a Dexxos.”

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.