Gestora de saúde Alice cria modelo inovador com vantagens reais para empresas e seus colaboradores

Com reajuste previsível e limitado, planos dedicados a pequenos e médios negócios focam na saúde dos funcionários com personalização e prevenção

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Casa Alice: clínica de atenção primária que reúne ambientes acolhedores para consultas, coletas de exames e procedimentos mais simples

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Os planos de saúde convencionais do Brasil focam na doença e consideram os usuários “sinistros”. Essa visão reativa do mercado de saúde suplementar vale também para as operadoras de plano de saúde empresarial. Elas tratam o benefício para as empresas como um seguro que cobre despesas médicas. Para gestora de saúde Alice, essa visão é sobre remediar e não prevenir; é sobre a doença e não a saúde.

Não é nesse modelo que a Alice acredita. A missão da healthtech é tornar o mundo mais saudável e seu modelo único de gestora – que utiliza tecnologia para acompanhar de perto cada pessoa, promover saúde e antecipar cuidados – permite controlar melhor suas despesas e ganhar maior previsibilidade de custos no seu plano de saúde empresarial.

Os membros (como são chamados os beneficiários da Alice) têm acesso a uma jornada de saúde personalizada, baseada em seus objetivos. Nela, eles contam com uma equipe de atenção primária, chamada de Time de Saúde, além de uma rede com os melhores especialistas, hospitais e laboratórios de São Paulo – uma lista seleta que inclui Hospital Israelita Albert Einstein, BP, Santa Joana e Fleury. A Alice também oferece cobertura nacional no plano corporativo.

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“O nosso objetivo é empoderar as pessoas a cuidarem de si mesmas e ficarem mais saudáveis. Contar com o apoio de seus empregadores é essencial para darmos mais um passo em direção à nossa missão”, explica Matheus Moraes, cofundador da healthtech.

Diferentemente dos planos de saúde convencionais, a gestão da Alice reúne atenção primária, coordenação de cuidado, tecnologia e excelência no atendimento para cuidar de cada pessoa de maneira particular.

Time de Saúde

Todo colaborador da empresa que contratou Alice passa por um mapeamento de sua saúde, chamado de Scan, e recebe uma jornada de saúde personalizada, de acordo com suas necessidades, objetivos e condições de saúde.

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O processo conta com o suporte do Time de Saúde da Alice, formado por uma equipe qualificada de enfermeiros e médicos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo aplicativo.

O Time de Saúde também está apto para atender queixas agudas e urgências das pessoas. “Hoje, 95% das demandas dos membros são resolvidas com o Time de Saúde, o que libera as pessoas de terem de gastar horas no pronto-socorro para terem atendimento”, diz Moraes.

Como a Alice é uma empresa de tecnologia, a eficiência no atendimento é prioridade. Pelo aplicativo, o membro é atendido em até 35 segundos. O Time de Saúde é responsável pelo cuidado coordenado da pessoa, centralizando no prontuário eletrônico o histórico de saúde, que poderá ser acessado pelos especialistas parceiros da Alice. Os resultados dos exames também aparecem direto no aplicativo.

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Reajuste limitado

A Alice começou a operar em junho de 2020. Dois anos depois, a gestora de saúde lançou também seu plano de saúde para empresas. Com mais de 120 companhias parceiras, o segmento representa hoje 10% dos 11 mil membros da Alice.

O serviço, que pode ser contratado de maneira simples e é implementado em questão de dias, conta com flexibilidade no contrato, ausência de multa em caso de cancelamento e transparência da estrutura de custos.

Outro importante benefício da parceria é o teto de reajuste para negócios com mais de 30 colaboradores. Nesses casos, o valor do serviço pode ser reajustado em no máximo duas vezes o valor do IPCA.

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“Oferecemos um produto que as pessoas tenham prazer em usar, focado em gerar mais saúde e que também proporcione benefícios para as empresas”, diz Moraes. “A experiência já se mostrou positiva: hoje, considerando as empresas atendidas pela Alice, temos um índice de satisfação 4.91 – em uma escala que vai até 5”.

Colaboradores mais saudáveis

A satisfação com o serviço pode ser traduzida em outros números: com a Alice, 76% dos colaboradores melhoraram os indicadores de qualidade de vida.

Além do Scan, a Alice também conta com um índice individual de saúde – o Score Magenta. Essa ferramenta proprietária foi criada a partir de protocolos científicos reconhecidos. É uma espécie de termômetro para medir níveis de saúde mental, alimentação, atividade física, hábitos saudáveis, sono e qualidade de vida, e pode ser respondida pelo app.

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Para a empresa, o Score Magenta funciona como um mapa de saúde dos times, ajudando os donos de pequenas e médias empresas e os profissionais RHs a identificarem pontos de atenção e cuidado com os colaboradores. O relatório gerado a partir do Score Magenta da equipe é feito por meio de dados agregados e anonimizados. A privacidade dos colaboradores é respeitada integralmente.

“Acho super interessante a proposta de acompanhar qual é o objetivo de saúde do indivíduo e ajudá-lo a alcançar essa meta. Isso mudou a antiga maneira como a gente olhava para a nossa saúde, que se resumia a ir atrás de um médico da rede credenciada quando doía alguma coisa”, diz Lucas Fernandes, líder de gente e gestão da Caju, empresa de benefícios parceira da Alice.

Casa Alice

Os colaboradores das empresas que contratam Alice também têm acesso à Casa Alice, uma clínica de atenção primária que reúne ambientes acolhedores para consultas, coletas de exames e procedimentos mais simples.

O clima da Casa Alice é intimista, e são os profissionais de saúde que vão até os membros na hora do atendimento. Atualmente há duas unidades da Casa Alice em São Paulo: uma em Pinheiros, a outra em Moema.

“Incentivamos todos os membros a visitarem a Casa Alice e conhecerem de perto o atendimento incrível da nossa rede própria de profissionais”, diz Moraes.

Mais informações sobre a Alice para Empresas podem ser acessadas no site.

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