Gerdau investe R$ 2,47 bilhões para duplicar capacidade da Cosígua

Fábrica de aços longos situada no distrito Industrial de Santa Cruz da empresa crescerá 50%, atingindo 1,8 milhão de toneladas por ano

Publicidade

SÃO PAULO – A Gerdau (GGBR4) anunciou na manhã desta quarta-feira (2) que realizará investimento de R$ 2,47 bilhões para a duplicação da Cosígua, sua fábrica de aços longos situada no distrito Industrial de Santa Cruz. A capacidade de produção de aço atingirá 1,8 milhão de toneladas por ano.

O anúncio foi realizado no Palácio de Guanabara por Jorge Gerdau, presidente do conselho de administração da companhia. Nos planos anunciados também está a instalação de um novo laminador de fio-máquina e vergalhões, com capacidade instalada de 1,1 milhão de tonelada por ano, que serão implantados em duas etapas.

“Estamos investindo no Rio para atender a expansão futura da demanda por aço no Brasil, impulsionada pelo crescimento da economia brasileira e pelos eventos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016”, destacou Jorge Gerdau. 

Continua depois da publicidade

Vale ainda ressaltar que, de acordo com comunicado enviado pela empresa, serão gerados cerca de 500 empregos diretos permanentes e 3 mil indiretos, sendo que, no pico das obras, aproximadamente 1,7 mil vagas temporárias serão criandas. 

Cronograma de expansão
A primeira fase da expansão se estenderá entre 2011 e 2013 e evolverá a expansão da capacidade de produção da aciaria, que começará suas atividades em 2012. Já em 2013, se dará o início das atividades do novo laminador de fio-máquina e vergalhões, com capacidade instalada de 600 mil toneladas por ano.

Na segunda etapa, de 2014 a 2016 o novo laminador alcançará 1,1 milhão de toneladas de capacidade instalada anual. No final desta etapa, a capacidade de laminação da usina Cosigua alcançará 2,6 milhões de toneladas.