Oferecido por

Furto e roubo estão entre as principais fontes de prejuízo do comércio; veja opções de seguros

Empresários buscam tranquilidade e proteção para seus negócios e funcionários diante do aumento da violência urbana

MoneyLab

Publicidade

Muitos comerciantes vivem apreensivos. Eles temem sofrer um roubo durante o horário de expediente ou chegar no local pela manhã e descobrir que a porta foi arrombada e os criminosos levaram máquinas, mercadorias e outros bens do estabelecimento. Dependendo do caso, o prejuízo pode colocar em risco a própria sobrevivência do negócio.

A ação dos criminosos constituiu uma das principais fontes de prejuízo do comércio, segundo a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe). A entidade realiza anualmente uma pesquisa para medir as perdas do setor com furtos, roubos e também por problemas operacionais. O dado mais recente mostra um prejuízo anual de R$ 24 bilhões com esses fatores.

O aumento da violência urbana é um fenômeno verificado em todo o território nacional. De acordo com a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada em 2022, o índice de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais cresceu 6,5% no último ano.

Continua depois da publicidade

10 milhões de empregos

Esses números não afetam apenas os proprietários desses negócios, mas também os seus funcionários. Muitos comerciantes levam tempo para repor máquinas, equipamentos e produtos levados pelos assaltantes, o que costuma causar interrupções nas operações e pode acarretar cortes temporários ou permanentes de empregos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio emprega cerca de 10 milhões de pessoas no País.

Publicidade

Entre as várias medidas que ajudam a reduzir os prejuízos da violência, uma das mais efetivas é a contratação de seguro com cobertura contra assaltos.

A tranquilidade tem preços acessíveis. Na BB Seguros, por exemplo, um seguro com sete coberturas, incluindo roubo e furto com arrombamento, custa a partir de R$ 30 mensais e dá direito a mais de trinta assistências gratuitas, como encanador, eletricista e chaveiro.

“No novo Seguro Empresarial, procuramos entender as dores dos clientes desse segmento e, para auxiliar contra os imprevistos, englobamos, além das coberturas contra o roubo, incêndio e vendaval, serviços específicos para o segmento PJ, como conserto de porta ondulada, verificação de extintores, conserto de bebedouro, interfone e eletrodomésticos”, afirma Emerson Nagata, superintendente executivo de Negócios e Soluções de Produtos de Danos da Brasilseg, que integra a BB Seguros.

Continua depois da publicidade

Ao garantir a proteção adequada, os comerciantes também asseguram a continuidade de suas atividades, evitando interrupções no fluxo de caixa e o impacto negativo de potenciais prejuízos.

O seguro empresarial da BB Seguros oferece coberturas contra roubo, como é chamado o crime praticado com violência ou ameaça às vítimas, ou furto com arrombamento, que ocorre de maneira clandestina, sem violência, mas com o rompimento de portas, janelas ou outros obstáculos que impedem o acesso ao interior do imóvel. Para bares, restaurantes, clínicas de estética e salões de cabeleireiros, a proteção se estende também a alguns bens dos clientes dos estabelecimentos que forem vítimas do roubo.

Mais informações sobre as coberturas e assistências incluídas no seguro podem ser consultadas na área sobre seguro empresarial do site do BB Seguros.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.